O Rio de Janeiro volta a ser capital da  moda a partir desse ano, depois de cerca de dois anos sem ter uma semana de moda, com o fim do Fashion Rio. Dentro de dois meses, a cidade passa a abrigar uma inédita plataforma de ações, o Movimento Rio Moda Rio, que vai se estender pelo ano todo para celebrar a criatividade de estilistas, descobrir talentos e impulsionar o mercado. O principal parceiro do Rio Moda Rio é o Sistema Firjan, e a plataforma conta com patrocínio da Natura. Também entram no projeto a Gol e a KLM. O nome do movimento vem do lendário Grupo Moda Rio, núcleo organizado por um time de criadores dos anos 70 para unificar o calendário a partir de desfiles e eventos.  À frente da empreitada estão os empresários Rodolfo Medina e Duda Magalhães, da Dream Factory, Luiz Calainho, da L21 e o estilista Carlos Tufvesson, curador do projeto e quem provocou as primeiras conversas sobre o tema. 

“Não se provoca uma grande mudança apenas com um evento. É preciso um movimento. Queremos que o assunto seja perenemente tratado, ao longo dos 365 dias do ano. No topo de tudo, o tema é criação. Porque os estilistas são os nossos artistas. Outro aspecto da plataforma é valorizar o consumidor e aproximar as pessoas do tema. Se fizemos isso com arte contemporânea, imagine com moda, um tema ainda mais próximo das pessoas”, disse Calainho. 

O Rio Moda Rio dá seu pontapé inicial com uma semana de desfiles, entre 14 e 18 de junho, e segue com programação multidisciplinar por todo o ano: um edital para novos estilistas, sendo que três deles serão premiados com a participação na segunda edição do RMR; ciclos de palestras temáticas em faculdades; exposições de relevância cultural e artística para a cidade; e, no fim do ano, um prêmio dedicado aos melhores do segmento em 12 diferentes categorias.

Com investimento de R$ 15 milhões, patrocínio master do Senai e apoio do Sesi – ambos integrantes do Sistema Firjan – e patrocínio da Natura, o Rio Moda Rio leva 12 grifes ao Pier Mauá, em junho. As nomenclaturas das estações do ano serão abolidas e, atendendo aos desejos do mercado, serão exibidas em salas de apresentações multiuso coleções com a temperatura à escolha de seus criadores.

 “Queremos reforçar o desenvolvimento da cadeia da moda, um dos principais segmentos na geração de emprego e renda do Estado. O movimento Rio Moda Rio atende plenamente esse objetivo e o desejo dos nossos empresários de apostar em um novo formato de estímulo aos negócios neste setor”, disse Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, presidente do Sistema Firjan.

 O patrocínio da Natura aproxima a marca do campo da moda e beleza como parte da estratégia de evolução do seu posicionamento institucional, expressa também na campanha “Viva sua beleza viva”, segundo Denise Figueiredo, diretora de marca e consumidor do anunciante.

“Enxergamos a moda como expressão de individualidade, uma manifestação cultural. A parceria com o Rio Moda Rio é uma oportunidade para dialogar com um público sensível ao tema da beleza, que vive e celebra a moda, sobre essa beleza viva de que estamos falando”, disse Denise. 

 A semana de desfiles será também a primeira a lançar o sistema see now, buy now (veja agora, compre agora), formato que o mundo inteiro está adotando para alinhar as datas de apresentação das coleções aos lançamentos do varejo.

 “Seremos a primeira semana brasileira a quebrar a sazonalidade e adotar o formato ready to buy em que o consumidor, logo em seguida ao desfile, poderá adquirir em loja a roupa desejada na passarela. Estamos firmando compromissos com as marcas para que levem às lojas, após suas apresentações, ao menos um preview das coleções”, disse Carlos Tufvesson, curador do RMR.

Para marcar a abertura do evento, haverá um desfile-homenagem a marcas históricas dos anos 80 e seus grandes mestres, até hoje reverenciados pela influência no estilo de vestir do brasileiro. Com direção de Gringo Cardia, conhecido no país e no exterior como um importante artista multimídia, serão lembradas coleções icônicas da Company, Georges Henri, Maria Bonita e Yes, Brazil.  O acesso ao Pier Mauá terá venda de ingressos. Lá, uma multiplicidade de ações que, com exceção das salas de desfile, estarão abertas ao público. São elas:

  • Rio Moda Rio Antecipa – Pop up stores com produtos exclusivos das marcas participantes
  • Rio Moda Rio Descobre – Espaço para exposição e venda de novos estilistas e designers
  • Rio Moda Rio Apresenta – Palco para shows e performances artísticas após os desfiles
  • Circuito Art Rio – Exposição de galerias de arte contemporâneas selecionadas
  • Rio Moda Rio Conversa – Programação de palestras e workshops
  • Rio Moda Rio Degusta – Área de alimentação com o melhor da gastronomia carioca
  • Rio Moda Rio Lounges – Espaços de convivência e entretenimento dos patrocinadores

Para fechar o Rio Moda Rio, a organização do movimento realizará na praça símbolo do Porto Maravilha um desfile coletivo produzido pela Aventura Entretenimento, que levará os destaques da semana à Praça Mauá.