Evento lotou o espaço do hotel Windsor, no Rio de Janeiro

 

O conteúdo é rei. A máxima se consagra em mais uma edição da RioContentMarket, evento dedicado ao conteúdo audiovisual aberto à indústria de televisão e mídias digitais, que reúne cerca de 2.500 pessoas e para o qual este ano o hotel Windsor, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, ficou pequeno. O evento, com suas grandes filas diante dos seminários mais concorridos, ganhou ares de Cannes Lions, o festival de criatividade que parece, a cada ano, ficar menor para tantos delegados. Muita gente teve de desistir, na quarta-feira (12), o primeiro dia aberto ao público, de assistir aos encontros com, por exemplo, Gideon Raff, criador e produtor da série “Homeland”, ou Alex Carlos, head of entertainment do YouTube.

Entre as atrações do primeiro dia, Orlando Lopes, CEO do Ibope, comentou como o instituto está lidando com o que eles chamam de a era da “Mediamorfose” e seus desafios de inovação, relevância e relacionamento. Lopes apresentou alguns dados de uma pesquisa sobre o recente fenômeno dos “rolezinhos” e destacou que são os jovens os verdadeiros guardiões da maioria das práticas culturais dos dias atuais. “Hoje em dia o tradicional traz atributos para o digital e vice-versa. É o fenômeno do Tradigital. As mudanças geram grande inquietação e, quando conseguimos dominar uma novidade, logo em seguida outra surge”, comentou.

Lopes: conteúdo está cada vez mais líquidoLopes explicou alguns dos novos serviços de medição do Ibope capazes de monitorar, por exemplo, os “set up boxes” de domicílios, medindo a audiência de programações assistidas em sistema de pay per view e on demand. Segundo ele, o foco hoje migra gradativamente para a audiência dos programas nas várias plataformas possíveis, da TV ao mobile, e não das plataformas. “O conteúdo está cada vez mais líquido, como água em busca do melhor recipiente.”, concluiu.

No painel sobre a “Nova Publicidade”, falou-se principalmente do conteúdo como oportunidade de comunicação e de como isso vem transformando a propaganda e em especial as próprias agências de publicidade. “As marcas passaram a fazer parte da vida dos jovens. Estudos indicam que 80% deles querem ter contato com o conteúdo das marcas, e aquelas que geram cultura tornam-se as mais relevantes”, disse Gabriel Klein, sócio e diretor de criação da Vice.

Felipe Simi, CEO da Pong Dynasty, agência do grupo Interpublic, anunciou-se como uma “agência de esquerda” e fez crítica aberta a quem trabalha com foco no BV (bônus por veiculação). “O conteúdo só existe quando as pessoas estão genuinamente interessadas. A mídia orgânica, que se conquista pelo interesse da audiência, e que não é paga, representa o futuro da comunicação”, defendeu Simi.

Apex

A Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos) anunciou seu novo slogan, que permeará todas as suas ações de divulgação do Brasil a partir de agora, com o objetivo de posicionar o país como um bom lugar para realizar negócios: “Brasil Beyond” ou, em português, “O Brasil que vai além”. Uma nova marca, que lembra a bandeira brasileira, foi criada pela Tátil.

Fábio Galvão, gerente executivo de marketing, explicou que o novo conceito é fruto de extensas pesquisas e já está sendo trabalhado nos muitos eventos de que a agência participa no Brasil e fora. “Queremos focar nos atributos criatividade, determinação, qualidade e sustentabilidade, principalmente. O objetivo é que o Brasil seja visto como uma nação competitiva, levando novos valores ao mercado internacional, fugindo das tradicionais associações a futebol e carnaval”, disse Galvão.

Uma campanha publicitária deve ir ao ar ainda no primeiro semestre, já elaborada pela F/Nazca S&S, agência que assumiu a conta atendida nos últimos quatro anos pela Borghi/Lowe. “Trata-se de um projeto de longo prazo e nossa verba não é grande, por isso o desafio é maior. Nosso foco é unificar a mensagem globalmente e eliminar as mais de 100 expressões visuais que a Apex mantém no cenário internacional.”, concluiu o executivo.

Entre as atrações dos próximos dois dias do evento estão os criadores da série “Game of thrones”, David Benioff e D.B. Weiss (13), e o filósofo francês Pierre Lévy, especialista em cibercultura (14).  O RioContent é realizado pela ABPITV (Associação Brasileira de Produtoras Independentes de TV), organizado e promovido pela Fagga | GL, com a curadoria da Esmeralda Produções.