O conteúdo é rei. A máxima se consagra em mais uma edição da RioContentMarket, evento dedicado ao conteúdo audiovisual aberto à indústria de televisão e mídias digitais, que reúne cerca de 2.500 pessoas e para o qual este ano o hotel Windsor, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, ficou pequeno. O evento, com suas grandes filas diante dos seminários mais concorridos, ganhou ares de Cannes Lions, o festival de criatividade que parece, a cada ano, ficar menor para tantos delegados. Muita gente teve de desistir, na quarta-feira (12), o primeiro dia aberto ao público, de assistir aos encontros com, por exemplo, Gideon Raff, criador e produtor da série “Homeland”, ou Alex Carlos, head of entertainment do YouTube.
Entre as atrações do primeiro dia, Orlando Lopes, CEO do Ibope, comentou como o instituto está lidando com o que eles chamam de a era da “Mediamorfose” e seus desafios de inovação, relevância e relacionamento. Lopes apresentou alguns dados de uma pesquisa sobre o recente fenômeno dos “rolezinhos” e destacou que são os jovens os verdadeiros guardiões da maioria das práticas culturais dos dias atuais. “Hoje em dia o tradicional traz atributos para o digital e vice-versa. É o fenômeno do Tradigital. As mudanças geram grande inquietação e, quando conseguimos dominar uma novidade, logo em seguida outra surge”, comentou.
Lopes explicou alguns dos novos serviços de medição do Ibope capazes de monitorar, por exemplo, os “set up boxes” de domicílios, medindo a audiência de programações assistidas em sistema de pay per view e on demand. Segundo ele, o foco hoje migra gradativamente para a audiência dos programas nas várias plataformas possíveis, da TV ao mobile, e não das plataformas. “O conteúdo está cada vez mais líquido, como água em busca do melhor recipiente.”, concluiu.
No painel sobre a “Nova Publicidade”, falou-se principalmente do conteúdo como oportunidade de comunicação e de como isso vem transformando a propaganda e em especial as próprias agências de publicidade. “As marcas passaram a fazer parte da vida dos jovens. Estudos indicam que 80% deles querem ter contato com o conteúdo das marcas, e aquelas que geram cultura tornam-se as mais relevantes”, disse Gabriel Klein, sócio e diretor de criação da Vice.
Felipe Simi, CEO da Pong Dynasty, agência do grupo Interpublic, anunciou-se como uma “agência de esquerda” e fez crítica aberta a quem trabalha com foco no BV (bônus por veiculação). “O conteúdo só existe quando as pessoas estão genuinamente interessadas. A mídia orgânica, que se conquista pelo interesse da audiência, e que não é paga, representa o futuro da comunicação”, defendeu Simi.
Apex
A Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos) anunciou seu novo slogan, que permeará todas as suas ações de divulgação do Brasil a partir de agora, com o objetivo de posicionar o país como um bom lugar para realizar negócios: “Brasil Beyond” ou, em português, “O Brasil que vai além”. Uma nova marca, que lembra a bandeira brasileira, foi criada pela Tátil.
Fábio Galvão, gerente executivo de marketing, explicou que o novo conceito é fruto de extensas pesquisas e já está sendo trabalhado nos muitos eventos de que a agência participa no Brasil e fora. “Queremos focar nos atributos criatividade, determinação, qualidade e sustentabilidade, principalmente. O objetivo é que o Brasil seja visto como uma nação competitiva, levando novos valores ao mercado internacional, fugindo das tradicionais associações a futebol e carnaval”, disse Galvão.
Uma campanha publicitária deve ir ao ar ainda no primeiro semestre, já elaborada pela F/Nazca S&S, agência que assumiu a conta atendida nos últimos quatro anos pela Borghi/Lowe. “Trata-se de um projeto de longo prazo e nossa verba não é grande, por isso o desafio é maior. Nosso foco é unificar a mensagem globalmente e eliminar as mais de 100 expressões visuais que a Apex mantém no cenário internacional.”, concluiu o executivo.
Entre as atrações dos próximos dois dias do evento estão os criadores da série “Game of thrones”, David Benioff e D.B. Weiss (13), e o filósofo francês Pierre Lévy, especialista em cibercultura (14). O RioContent é realizado pela ABPITV (Associação Brasileira de Produtoras Independentes de TV), organizado e promovido pela Fagga | GL, com a curadoria da Esmeralda Produções.