A menos de um mês para a Copa na Rússia, o Google acaba de divulgar alguns insights sobre as buscas dos brasileiros a assuntos relacionados a futebol e ao torneio. Globalmente, o interesse pela competição é crescente nessa reta final, com volume de pesquisas no buscador e no YouTube superior ao das Olimpíadas, e outros grandes eventos esportivos.
Apenas para se ter ideia, o tempo de exibição dos vídeos sobre Lionel Messi foi 10 vezes maior do que os vídeos sobre o atual MVP (Most Valuable Player) da NBA, Russell Westbrook. Além do jogador argentino, Neymar Jr. e Ronaldinho Gaúcho são os vídeos mais buscados pelos usuários brasileiros.
Comprovando o interesse dos torcedores pelo futebol, o tempo de exibição de vídeos de “Trick Shot” (Truques nos chutes) aumentou mais de 50% em 2017. O desempenho dessa categoria é seis vezes superior do que o registrado na última Copa do Mundo, em 2014.
Mas nem só de digital é feito o consumo de conteúdo esportivo. Assistir o torneio ao vivo é importante para os torcedores de futebol (87%), segundo levantamento do Google. Ainda assim, 53% da audiência da plataforma digital assistem as partidas em horários posteriores. Mais de 70% dizem que isso é devido a problemas de tempo (fuso horário diferente), e 1/3 fazem isso para avançar ou assistir os destaques em vez de todo o jogo.
Nesse sentido, os vídeos de “Melhores Momentos” cresceram nove vezes no tempo de exibição desde a Copa de 2014. Os vídeos de “Replay” também tiveram bom desempenho: o número mais do que dobrou nos últimos dois anos. Em 2017, Argentina, Brasil, México, Peru e Portugal respectivamente foram as Seleções mais buscadas.
Leia mais
Brahma muda seu nome para Brasil durante a Copa do Mundo
History faz “esquenta” para a Copa com programação 24h sobre futebol
Como os craques da Seleção podem ajudar as marcas?