Pesquisas feitas com turistas no Rio de Janeiro revelaram que a volta deles para a cidade se deve muito à forma como são bem recebidos pelo carioca e a associação imediata entre o clima descontraído do Rio e a simpatia do seu povo. O fato contribuiu para inspirar mais uma etapa da campanha da Riotur, o braço de turismo da Prefeitura do Rio de Janeiro, que tem como objetivo transformar positivamente a imagem da cidade, apesar de todos os problemas existentes.
O tema da nova ação criada pela Binder é O maior cartão-postal do Rio é o carioca, e apresenta vários personagens identificados com a cidade, representando diferentes setores de serviços e da cadeia produtiva do turismo, como o folclórico gari Renato Sorriso; a inspetora da GM Tatiana Mendes; o taxista e mestre de bateria da Unidos da Tijuca, Casagrande; e Cafú, porteiro do Copacabana Palace há 40 anos. A mensagem Receba bem o turista. Ele volta. A cidade ganha reforça que a boa imagem e as atitudes positivas do carioca são marcas registradas. A campanha está nas ruas do Rio em MUBs, relógios digitais, galhardetes e bandeiras pela cidade, além de monitores nos ônibus e Metrô. São, ao todo, 160 postes com artes duplas; 140 pontos de mobiliário urbano, na Zona Oeste; 100 pontos, na Zona Sul, com relógios digitais, ônibus e metrôs.
Marcelo Alves, presidente da Riotur, acredita que o investimento em melhorar o estado de espírito entre os cariocas, a partir de abordagens diretas, pode, sim, resultar em mais recursos, investimentos e empregos – movimentando a imensa rede de serviços que envolve o turismo. Em paralelo, claro, há investimentos de ordem prática sendo realizados para melhorar a segurança na cidade. “A primeira coisa a resolver é a segurança. É complexo porque envolve o estado, o município. Temos um projeto em andamento na área comercial, que é ocupar todos os pontos turísticos com um grupamento especial para dar a percepção e total segurança. São 18 pontos turísticos. A ideia é assumir com marcas parceiras – uma iniciativa público-privada – essa operação em pontos turísticos do Rio”, declara Alves.
A próxima etapa da campanha, por sinal, estimulará os cariocas a serem “turistas”, convidando-os a conhecer os pontos turísticos da cidade. Alves afirma que vem apresentando o projeto para empresas e as marcas têm sido bastante receptivas. Ele acredita na implementação completa em no máximo dois meses. “De nada adiantam os esforços em comunicação e marketing para reverberar o Rio se não resolvermos a questão da segurança, pelo menos nos pontos turísticos que atendemos”, argumenta.
Em paralelo, desde o início do ano, a Riotur criou grupos de apoio a turistas, chamados Giat (Grupamento Integrado de Apoio ao Turista), que envolvem Guarda Municipal, Polícias Civil e Militar, Secretaria de Conservação do Município e Secretaria de Ação Social. Desde fevereiro, Alves criou o projeto Anfitrição do Rio – diariamente, grupos de pessoas bilingues treinados pela Riotur vão a pontos turísticos oferecer apoio e orientação a turistas. São cerca de 100 pessoas, em um projeto que ele pretende que se estenda ao longo do ano.
Alves explica que está seguindo as etapas de planejamento estratégico definidas no início do seu mandato. A primeira foi “abraçar o turista” com ações em aeroportos e portos, e, posteriormente, durante o Carnaval, estimulando os cariocas a receberem bem os turistas e assumirem sua posição de “anfitriões”.
A nova ação, agora no ar, tem como objetivo elevar o astral do carioca e mostrar que a cidade não é “só problema”. A próxima campanha convidará a população a fazer turismo no Rio e será dirigida aos 6 milhões de moradores. Alves afirma que, se a campanha mobilizar 20%, já movimentará significativamente a economia da cidade.