“Sejamos protagonistas do nosso destino”, convocou Luiz Lara, presidente da Abap (Associação Brasileira de Agências de Publicidade), que apresentou a programação do V Congresso Brasileiro da Indústria da Comunicação no Rio de Janeiro na manhã desta terça-feira (13), com o apoio do Sindapro-RJ (Sindicado das Agências de Propaganda do Rio de Janeiro). O mercado compareceu e Gláucio Binder, presidente da Abap-Rio, aproveitou para convocar: “Espero que o Rio tenha neste Congresso uma presença bem maior do que a do ano passado”.
Nesta fase estão quase definidos todos os presidentes de Comissões. Carlos Augusto Montenegro, presidente do Ibope, foi confirmado oficialmente na presidência do Comitê “O consumidor com a palavra”, sobre serviços de atendimento ao consumidor e pesquisa. Lara também anunciou para a platéia carioca João Ciaco, presidente da ABA (Associação Brasileira de Anunciantes) e diretor de publicidade e marketing de relacionamento da Fiat, como presidente do comitê sobre “Regionalização”, que tratará da força e da importância do “regional” num mundo globalizado.
Já foram escolhidos os presidentes de outros comitês: Armando Ferrentini, presidente da Editora Referência, presidirá a comissão sobre “O futuro da profissão”; Alexandre Gama, sócio e diretor geral de criação da Neogama/BBH, presidirá a comissão sobre “Criatividade e sucesso”; e Luis Fernando Vieira, presidente do Grupo de Mídia e vice-presidente de mídia da Africa, estará à frente de “As novas tecnologias e as novas fronteiras da mídia”. José Victor Oliva presidirá o painel sobre “Grandes eventos – desafios e oportunidades” e Luiz Carlos Dutra, vice-presidente da ABA e da Unilever para a América Latina, será o mentor da comissão sobre “Novos caminhos para criar e fortalecer marcas”, enquanto José Carlos Salles Neto, presidente do Grupo M&M, será responsável pelo painel “Sustentabilidade e comunicação”. Lara diz que, no ato da inscrição, os delegados do V Congresso ganharão acesso a uma intranet onde haverá uma discussão permanente acerca dos temas que serão discutidos durante o evento.
Durante o café da manhã, a Abap aproveitou para anunciar parte da agenda da Rio+20, que para a entidade começa no dia 11 de junho com a abertura da exposição com os trabalhos resultantes da ação promocional que começa a ser divulgada para estimular que agências, profissionais autônomos e estudantes de comunicação de todo o Brasil a criem peças para promover desenvolvimento sustentável. Esses trabalhos serão desenvolvidos propositalmente sem assinaturas e serão expostos também no site da Abap. Serão disponibilizados gratuitamente para a assinatura de empresas, ONGs, entidades e governos que vejam nelas adequação aos seus problemas específicos e queiram usá-las em suas regiões e países. “Será uma contribuição da criatividade brasileira ao futuro que queremos. Esta ação promocional, por delegação da Abap, será produzida e promovida pela DPastore e Rio 360”, disse Marcelo Diniz, diretor da Abap.
No escopo de todos esses trabalhos estão os Indicadores de Sustentabilidade da Comunicação – Fase 1 – Agências, lançados recentemente com o apoio técnico da ESPM, e também os objetivos da Rio + 20. O site do V Congresso já está no ar.