Justus: 'Aprendiz' é um dos programas mais rentáveis na grade da RecordA Record estreia, na segunda quinzena de setembro, “Aprendiz – o retorno”. Em sua nona temporada, o programa terá novamente Roberto Justus, presidente do Grupo Newcomm, à frente das tarefas e provas. O executivo apresentou o reality show entre 2004 e 2009, quando assinou contrato com o SBT para comandar os games “Um contra cem” e “Topa ou não topa”. Nos dois anos seguintes, João Doria Jr, presidente do Grupo Doria, foi o encarregado de anunciar as temíveis “demissões” de “O Aprendiz”.

Comprometido por quatro anos com a emissora de Silvio Santos, Justus adiantou seu retorno à Record para 2011 e, no ano passado, ganhou a atração “Roberto Justus +”, no ar nas noites de segunda-feira. “Quando voltei à Record, já se conversava sobre um novo ‘Aprendiz’, mas a decisão foi adiada e, em 2012, não houve programa. O público teve bastante influência nesse sentido: os telespectadores se identificavam com o meu estilo e sempre chegavam pedidos para a retomada da atração. Pelo lado comercial, também foi uma notícia positiva. O ‘Aprendiz’ tem alto custo de produção, mas é um dos programas mais rentáveis na grade da Record”, afirmou o apresentador e empresário durante encontro com a imprensa nesta segunda-feira (1º).

A maior parte das novidades referentes ao reality ainda é sigilosa e deve ser divulgada em agosto. Justus, no entanto, adiantou algumas delas, como os futuros participantes. “Não posso revelar os nomes por enquanto, mas todos os 16 já foram aprendizes. São pessoas que me impactaram e, por motivos que não têm a ver com suas competências profissionais, não venceram o processo. Serão oito homens e oito mulheres. Destes, dois trabalharam com o Doria e 14, comigo”, disse.

O prêmio é estimulante: R$ 1 milhão em dinheiro e um cargo em uma das empresas do grupo, com salário inicial de R$ 20 mil e contrato de um ano. O apresentador, no entanto, frisou que será ainda mais criterioso e exigente. “Muitos dos que passaram pelo programa se tornaram meus amigos. Isso deve ser colocado à prova quando eu começar a pressionar alguns desses profissionais muito além do que eles estão acostumados. Acredito que todo mundo merece uma segunda chance. Errar uma vez é normal. Errar duas, porém, é burrice”, declarou Justus.

O modelo de “Aprendiz – O Retorno” seguirá a linha do original norte-americano (“The Apprentice”), comandado por Donald Trump. Ao contrário das demais edições, nas quais os competidores ficaram confinados por três meses, a atração será gravada em apenas 49 dias. Segundo Justus, a adaptação favorece equipe e participantes. “Muitos abriram seus negócios, saíram do país, tiveram filhos. Alguns deles foram aprendizes há quase 10 anos. A vida muda, e esse tempo de programa também facilitará a rotina deles”. Mentor de estratégia e inovação do Grupo Newcomm, Walter Longo permanece como conselheiro de Justus no programa. Uma executiva completará o trio, mas seu nome ainda não foi revelado.

Comunicação e comercial

Para divulgar a estreia de “Aprendiz – o retorno”, a Record investirá em chamadas na sua programação, anúncios em jornais e revistas, teasers no YouTube e ativações. De acordo com Justus, a primeira cota de patrocínio master já foi vendida e quatro ou cinco das 15 provas do reality já têm parcerias bem encaminhadas com anunciantes. Walter Zagari, vice-presidente comercial da emissora, está à frente das negociações.