Roberto Vianello é o novo head de estratégia da Agência3 e vai liderar uma equipe de 35 profissionais das áreas de planejamento, mídias on/off e social media. Professor da Miami Ad School e com passagens pela DPZ, WMcCann e, mais recentemente, NBS, Vianellovai tocar o laboratório de inovação Hackerspace3 da agência, um desafio novo que ele confessa ter sido decisivo para aceitar o convite.
Confira os principais trechos da entrevista concedida pelo profissional ao PROPMARK:
Como é assumir um projeto inovador como o Hackerspace3, da Agência3? Você já teve alguma experiência com esse tipo de área antes?
Esse foi um dos grandes atrativos da proposta. Já tive diversas experiências com esse tema, além de ter grandes amigos que vivem essa realidade já há muito tempo (seja empreendendo, seja acelerando) e acredito que as oportunidades que nascem daí podem gerar aprendizados para mudar a forma como entendemos o negócio como um todo.
Como mudou o papel do planejamento com as transformações da comunicação e diversificação de plataformas? Como se misturam hoje as funções da criação, da mídia e do planejamento?
Mesmo com todas as mudanças tecnológicas e afins, o ponto de partida (e chegada) de qualquer estratégia continua sendo o mesmo de sempre – as pessoas. Claro, é necessário entender minuciosamente as novas dinâmicas sociais que as novas tecnologias geram (e ainda vão gerar) para buscar abordagens mais relevantes. Sobre a mistura das funções, eu acredito que o nosso mercado demanda profissionais cada vez mais híbridos, que trafeguem nas diferentes áreas da agência sem problemas. Uma pessoa que não seja criativa, estratégica e entenda minimamente de canais, conexões e tecnologias tende a estar obsoleta em breve, independente da área de expertise. E o papel do planejamento de modo macro é ser o disseminador da estratégia para as mais diversas entregas da agência, integrando todos dentro do mesmo pensamento.
Qual a sua visão de como deve haver a interação entre as áreas, como funciona melhor?
Acredito na troca total e na transparência sem egos nem melindres. Todos devem opinar e agregar no trabalho de todos, de forma coerente, eficiente e embasada.
Qual o seu maior desafio, na nova casa?
Ajudar a Agência3 a se tornar cada vez mais competitiva e atualizada com as demandas desse nosso mercado que não para de se transformar.
Qual é o papel do bom planejador?
Fazer o que é certo doa a quem doer. Certo aqui significa a resposta estratégica mais eficiente para responder às reais necessidades de cada marca (mesmo que essas não tenham sido contempladas no briefing ou demandadas pelo cliente). Chegar a essa resposta demanda tempo, suor, questionamento e profundidade.
E como caminha sua atividade como professor na Miami Ad School? Como é a experiência e como tem sido a procura? Que perfil de pessoas se interessam pela sua area?
Poder falar abertamente sobre algo que faço há tanto tempo e com tanto empenho é um prazer enorme, principalmente para pessoas que querem escutar de verdade. Se a agenda permitir, pretendo dar mais aulas, pois poder ajudar minimamente alguém a encontrar seu caminho não tem preço. No curso, tem todo tipo de pessoas: quem acabou de sair da faculdade e quer entender sobre a área e buscar oportunidades no mercado, profissionais de outras áreas querendo entender o que é o planejamento na prática, assim como clientes querendo um “boost” estratégico.
Como se define um bom planejador?
Pergunta complexa que demanda mais do que só algumas linhas de resposta, mas, de bate e pronto, digo: profundidade, bom senso, referências, lastro, espírito questionador, resiliência, paixão pelo novo, criatividade, dentre muitas outras coisas.
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