A Rock Comunicação comemora sua quarta grande conquista em 2015 e amplia a carteira de clientes com a chegada da Samsonite. Com mais de 100 anos de existência e reconhecida como uma das mais inovadoras fabricantes de malas e bagagens do mundo, a marca escolheu a agência para desempenhar todo o planejamento de marketing da companhia. Entre os trabalhos que serão executados pela agência para a companhia de origem americana está o desenvolvimento do conceito criativo que norteará as campanhas da empresa no Brasil, sejam elas institucionais, promocionais ou de lançamentos. A agência ainda será responsável por idealizar todos os materiais de pontos de venda e ações promocionais, além da produção de campanhas de incentivo.
Além dessa conquista, a Rock comemorou sete anos na semana passada, tendo, segundo os sócios, o “seu melhor início de ano da história”. O motivo, além da conquista da Samsonite, é a chegada de contas multinacionais como Telefônica/Vivo, Volkswagen e Mondelez.
Criada em 2008 pelos sócios Kito Mansano, Henrique “Alemão” Sutto e Leonardo Prazeres, a Rock Comunicação é hoje uma das maiores agências de live marketing da América Latina. Com sede em São Paulo e cerca de 140 colaboradores, a Rock é 100% independente de grupos de comunicação e possui expertise em eventos e convenções, campanhas de incentivo, promoções e ativações, tanto no Brasil como no exterior. Atualmente, a agência possui clientes líderes nos segmentos que atuam, como Petrobras, Liquigás, Gafisa, Telefônica, Vigor, Nokia, BRF, Kellogg’s, Unilever e outras importantes companhias, marcas e produtos.
“Marcas que fazem cada vem mais uso das ferramentas de live marketing e que, apesar de ainda não ser uma regra do mercado, infelizmente, começam a fugir do job a job para investir em agências da área como clientes fixos”, afirma Kito Mansano, presidente da Rock e que antes desses sete anos já comandou a agência Samba, também de live marketing, em sociedade com a Holding Clube, de José Victor Oliva.
Mansano sabe bem o que fala. Ele também é presidente da Ampro (Associação de Marketing Promocional), que luta para quebrar alguns paradigmas do mercado, além do job a job, e cujas discussões serão intensificadas em julho, durante o segundo congresso nacional da área, marcado para ocorrer em julho próximo, em São Paulo.
“Por exemplo, pelo ranking recente do Ibope estaríamos entre as 40 maiores agências de comunicação do país. Mas eles medem apenas compra da mídia, e nosso trabalho é bem diferente, mais técnico, e isso beneficia apenas a área da publicidade tradicional”, diz. Alemão completa, lembrando que nenhuma agência de live marketing ou marketing direto tem conquistado Leão em suas áreas em Cannes. “Aquilo é um festival da publicidade, e sempre será. É fantástico, com network constante, seminários muito bons,
mas a premiação tem sua regra. E nem acho que isso deve ser mudado. Não temos nós, da área, que investir em Cannes, sendo que o que realmente interessa aos nossos clientes é puro resultado, é promoção, é marketing de incentivo, estudar cada ação em detalhes, investir na inteligência do projeto”, diz o diretor de criação.
No comando da área de atendimento, Prazeres ressalta o valor que foi reunir em Fortaleza, no estacionamento de um supermercado, mais de três mil pessoas –algumas delas que conseguiram comprar 270 terrenos em menos de quatro horas, após serem sorteados, em case criado pera a Alphaville Urbanismo. “Os americanos e os europeus não entendem como conseguimos fazer isso na era da internet e em tempos de crise. ‘Cadê a crise?’, eles perguntam.”
Para 2015, a Rock espera ultrapassar os R$ 100 milhões em faturamento, crescendo 10% sobre os 96 milhões atingidos no ano passado. “Para um mercado de 45 bilhões e em constante evolução é um ótimo número”, finaliza Mansano.