A um mês do Rock in Rio, a organização convocou um time de artistas para gravar a música que encerrará a experiência da “Nave – Nosso Futuro é Agora”, o espaço co-criado pela equipe do Rock in Rio e a Natura, com curadoria de Marcello Dantas. Entre os artistas que gravaram: Xênia França, Dona Onete,  Johnny Hooker, Titãs, Elza Soares (foto acima) e Iza.

A Nave convidará as pessoas a convergirem em prol de um mundo melhor e mais bonito, em sessões de cerca de 20 minutos de experiência sensorial interativa com música impactante e efeitos cenográficos em 5 mil metros quadrados de projeções.   No momento final da atração, que ocupará o Velódromo, a atriz Fernanda Montenegro completará o enredo com uma leitura que tocará o público.

A trilha sonora especialmente desenvolvida para marcar a experiência,“Ritmo da Alma”, foi composta por Zé Ricardo, e sugere que cada um encontre o seu ritmo por meio do autoconhecimento e, a partir disso, inicie um processo de transformação.

“Ritmo da Alma traduz a nossa realidade, o cotidiano das pessoas. O celular passou a ser nosso espelho e faz mais parte da nossa vida do que, muitas vezes, nós mesmos. Abrimos mão de conceitos fundamentais, que fazem parte da essência humana: o amor, a conexão entre as pessoas e os elos do universo. Essa velocidade absurda do tempo do mundo é incompatível com a velocidade do ser humano. Por isso, propomos que esse ‘espelho’ seja quebrado e que possamos construir o universo em um novo ritmo”, disse Zé Ricardo (foto abaixo).

O arranjo é marcado pela pluralidade dos ritmos brasileiros, como afoxé da Bahia, a guitarrada do Pará, o maracatu de Pernambuco, com batidas eletrônicas e muita percussão. 

“A música começa com os sons da floresta e vai se transformando, lentamente, nos ritmos, por meio do assovio, que entra de forma representativa, como o sopro da alma”, conclui Zé Ricardo.