Documentário 'Rock in Rio - A História' foi produzido em parceria com Globoplay, Multishow e Conspiração

Um dos principais festivais de música do mundo, o Rock in Rio ganhou uma série documental com cinco episódios, que ajudam a contar os 37 anos de um evento que, hoje, se tornou uma plataforma cobiçada tanto por marcas quanto por artistas.

Produzido em parceria com Globoplay, Multishow e Conspiração, o conteúdo reúne cenas e histórias, contadas por quem protagonizou alguns dos momentos históricos do Rock in Rio, como o guitarrista do Queen, Brian May, os músicos do Black Eyed Peas, além de nomes brasileiros, como Ney Matogrosso.

Rock in Rio - A História vai além do festival em si e traz o contexto político da época, sobretudo, no primeiro episódio, que retrata o período da redemocratização do Brasil. “Os episódios não só trazem um contexto sobre a cena musical nos anos 1980, como também mostram que o festival foi fundamental na consolidação de grandes nomes nacionais e internacionais”, disse Roberto Medina, idealizador do festival.

Slash, guitarrista do Guns N' Roses, na edição de 1991

Já o segundo episódio traz a edição que aconteceu no Maracanã, em janeiro de 1991. O Rock in Rio deste ano tem entrevista com Andreas Kisser, que relembra o início de uma longa história com o festival, Charles Gavin e Frejat, que falou sobre as dificuldades dos músicos brasileiros em meio a atrações internacionais.

A série ainda mostra como a marca Rock in Rio encontrou o formato ideal para grandes festivais e consolidou o propósito Por Um Mundo Melhor. A terceira edição, em 2001, reforçou o mix de sonoridades e culturas que o festival busca trazer, sob reações diversas do público, como na apresentação de Carlinhos Brown que, apesar de criticado na época, levantou um cartaz pedindo paz e concedendo um depoimento falando que aquilo era tudo que o festival queria dizer.

A partir de 2004, o Rock in Rio se abre para edições internacionais, com o episódio retratando ainda as edições em Lisboa, Madri e Las Vegas. De volta ao Brasil e renovado, no episódio quatro Todos num só coração, o festival realiza a edição de 2011, marcada por ter a música aliada ao entretenimento, com um espaço de expressão cultural.

O Rock in Rio 2022, que começa a menos de um mês, terá mais de 90 marcas e 200 espaços de ativação, 240 produtos oficiais e mais de 500 licenciados. A expectativa é que a cidade do rock receba mais de 700 mil pessoas.

A série tem direção de Patricia Guimarães e produção de Andrucha Waddington, Renata Brandão e Mariana Vianna, e o roteiro é de Rodrigo Pinto.