O Rock in Rio terá uma nova edição na cidade de Madrid em 2010. A primeira edição do evento, realizada este mês, foi considerada um sucesso ao reunir mais de 290 mil pessoas no parque temático do Festival que era destinado a todas as idades e estilos. O espaço ofereceu múltiplas áreas de diversão e shows de grupos nacionais e internacionais, como Shakira, The Police, Bob Dylan, Amy Winehouse, Neil Young, Lenny Kravitz e Alejandro Sanz. Menos de um mês após o término do evento, a organização fez um balanço sobre o festival e destacou a aceitação do público em relação ao novo conceito de concertos musicais na Espanha. Durante o evento, somente o Burguer King vendeu mais de 40 mil hamburgueres. Mais de mil jornalistas credenciados participaram da cobertura do Festival que teve uma repercussão internacional em países como Brasil, França, Argentina, Alemanha, Itália, Equador, México, Reino Unido e Áustria. E mais de três mil notícias foram geradas espontâneamente desde fevereiro de 2007, quando o projeto foi anunciado. A TVE, emissora oficial do festival, registrou uma audiência de mais de 22 milhões de pessoas nos dois fins de semana do evento. A confirmação da segunda edição do Festival na Espanha foi divulgada por Roberto Medina, presidente e fundador do Rock in Rio, em uma coletiva de imprensa em Madrid. Ao lado dele estiveram o Prefeito de Arganda del Rey, Ginez López; Betina Gonzalez, Diretora de Marketing do El Corte Inglez; e Eva Cebrian, Diretora de programação da TVE. Roberta Medina, vice-presidente do festival e responsavel pelo projeto social Por Um Mundo Melhor, realizado desde 2001, também esteve na coletiva. O projeto social está ligado ao Festival. Na Espanha, ele está focado em mobilizar e conscientizar a população sobre as questões climáticas. Por isso, antes e durante o Rock in Rio foram realizadas campanhas e ações pela causa, como redução de emissão de gases, incentivo ao transporte público e plantio de mudas de árvores. Seguindo esta linha, em outubro deste ano, será inaugurado o Bosque da Música, em Arganda Del Rey. No local, serão plantadas mais de 25 mil mudas de árvores para compensar as emissões de gases que não foi possível evitar durante o evento. A iniciativa tem o apoio do Conselho de Meio Ambiente da Comunidade de Madri, de Arganda del Rey, e da Toyota, patrocinador oficial do projeto social. A idéia é mobilizar e conscientizar todas as pessoas que foram impactadas ou que passaram pelo Rock in Rio-Madri, tanto dentro quanto fora da Cidade do Rock, sobre as mudanças climáticas. O Rock in Rio sempre doa entre 2 e 5% da arrecadação e nesta primeira edição foram destinados 200 mil euros para estes projetos.