O prefeito do Rio, Eduardo Paes, participa de um dos vídeos da campanha

 

O lixo urbano foi escolhido como tema principal do projeto “Por um mundo melhor’ do Rock in Rio 2013. Recentemente, o Rio de Janeiro foi eleito o nono destino turístico mais sujo do mundo, em pesquisa realizada pelo portal de recomendações de viagens Trip Advisor, atrás de Atenas, Sharm el-Sheikh, Buenos Aires, Hanói, Bangcoc, Punta Cana, Marrakech e Mumbai. Com o objetivo de chamar atenção para o problema e provocar um movimento coletivo que deixe como legado a mudança de comportamento, o Rock in Rio lança uma grande campanha de mobilização e conscientização, em parceria com a Comlurb (Companhia Municipal de Limpeza Urbana) da Prefeitura do Rio e diversos veículos de comunicação.

O plano de mídia está estimado em cerca de R$ 20 milhões e será veiculado ao longo de três meses e meio. A criação é da Artplan. “Acreditamos que pequenas mudanças de atitude no dia a dia de cada um de nós têm um grande impacto na construção de uma sociedade mais harmônica. O objetivo desta ação é reforçar que o lixo polui a cidade, incomoda as pessoas e ainda espanta os turistas. Queremos chamar a atenção, principalmente, para o desperdício financeiro que isso significa”, afirma Roberta Medina, vice-presidente do Rock in Rio.

Vinicius Roriz, presidente da Comlurb, disse que a campanha do Rock in Rio é parte fundamental do processo transformacional da relação do carioca com a questão dos resíduos. “A união da sociedade civil, iniciativa privada e Prefeitura têm o potencial de provocar uma mudança de comportamento na cidade, fazendo do Rio um lugar ainda mais bonito, uma cidade especial para se viver e trabalhar”, disse.

A campanha reforçará na mídia a importância dessa conscientização. A primeira fase apela ao amor pela cidade e ao orgulho de ser carioca. O primeiro filme, que começa a ser veiculado nesta quarta-feira (12), mostra de forma poética um gari que contempla a paisagem da cidade e, conduzido por um arranjo sinfônico de Cidade Maravilhosa, dança com sua vassoura. Em outros três filmes, as atrizes Fernanda Montenegro e Paolla Oliveira e o prefeito da cidade, Eduardo Paes, convidam o público a participar do movimento por uma cidade mais limpa.

O humorista Paulo Gustavo será o embaixador da campanha no ambiente online. Serão produzidos conteúdos exclusivos para, através do humor, aproximar ainda mais o tema do público jovem e aumentar o volume do chamado. A ação engajará outras personalidades e o público em geral. No site e nas redes sociais do Rock in Rio (que tem mais de oito milhões de seguidores), a estratégia passará pela apresentação da campanha, a conscientização do público sobre os problemas relacionados ao lixo urbano e a criação de uma mobilização popular para transformar a cidade em uma das mais limpas do mundo. Além disso, dois mil e seiscentos garis usarão braçadeiras com a mensagem “Lixo no lixo, Rio no coração”, que também estará presente nos caminhões e veículos de serviço da Comlurb.

A Prefeitura do Rio começará a multar, a partir de julho, pessoas que forem pegas jogando lixo nas ruas da cidade. A medida será aplicada com base na Lei de Limpeza Urbana, criada há mais de dez anos, e tem a intenção de acabar de vez com o mau hábito de jogar lixo nas ruas. De acordo com a Prefeitura do Rio, 638 profissionais, entre guardas municipais e fiscais da Comlurb, com o apoio da Polícia Militar, ficarão a cargo da fiscalização, que será iniciada pelo centro da cidade.

Parceiros

O projeto “Rio eu amo eu cuido” lançará a campanha “O Rio é a sua casa, cuide do que você ama”, com um filme feito pelo ator Fabio Porchat e com uma larga agenda de iniciativas junto à sociedade civil: em julho, trará lixeiras interativas, que sensibilizarão os cidadãos de maneira divertida sobre o descarte correto e sobre o programa Lixo Zero, além da parceria com a Maratona do Rio; em agosto, um mutirão de limpeza convocará adeptos do stand up paddle para remarem e recolherem os lixos flutuantes da orla da cidade; e há também o projeto “Guimba Zero”, uma ação cujo foco principal é o combate às guimbas de cigarro. Uma campanha de fotografias no Instagram acompanhará todo o período de ações. Já a Oi impactará seus milhares de clientes cariocas através do envio de SMS e da inclusão da logomarca da campanha nas faturas de julho, agosto e setembro.

Com 114 lojas no Rio de Janeiro e 637 mil clientes por mês, as marcas do Grupo Trigo – Domino’s (sete lojas e 135 mil clientes/mês), Spoleto (57 lojas e 352 mil clientes/mês ) e Koni (30 lojas e 150 mil clientes/mês) também entram na campanha, fazendo a divulgação em seus restaurantes. Serão produzidos guardanapos, papéis de bandeja, displays para o interior da loja e caixas de pizza com mensagens alusivas à campanha.

Outra empresa envolvida é o Submarino, que enviará e-mails mensais a clientes e inserirá banners no portal. A universidade Estácio também mobilizará seus alunos em ações de conscientização nas ruas da cidade. Haverá mutirões para distribuição de saquinhos automotivos e coleta de lixo eletrônico, e divulgação do tema aos seus 330 mil alunos matriculados por meio de canais próprios de comunicação e redes sociais.

A marca Bacardi replicará as mensagens da campanha aos seus 1,1 milhão de seguidores nas redes sociais. O portal Ingresso.com terá banners com as mensagens da campanha e ainda fará disparos de e-mail marketing para toda a sua base de clientes. Outra empresa envolvida, a Aventura Entretenimento exibirá os filmes da campanha “Lixo no lixo, Rio no coração” antes de todos os espetáculos da produtora.

Estão apoiando a campanha Rede Globo, Multishow, Mix FM, Jornal O Globo, Editora Globo, Cemusa e Globo.com.