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Ano a ano, aumenta o volume de marcas que se fazem presentes no Rock in Rio, que realiza sua sexta edição a partir do próximo dia 18, que marca também 30 anos de festival. Este ano são 82 marcas, enquanto na edição anterior, em 2013, foram 73. Esta será a edição com mais opções de restaurantes/lanchonetes: cerca de 20. Bob’s e Spoletto, por exemplo, desenvolveram sanduíches – Bob’s Rock Burger e Bob’s Rock Chicken – e pratos temáticos – Penne Pop e Ravi Rock – para o evento. O patrocinador máster é o Banco Itaú, que fará ações de Brand Experience juntamente com Pepsi, Oi, Heineken, Volkswagen e Prefeitura do Rio de Janeiro.

“O Rock In Rio foi o primeiro festival de música no Brasil que reuniu atrações nacionais e internacionais, quando era impensável realizar no país um evento dessa proporção. É um case de sucesso e uma referência para marcas que investem em eventos para promover seus produtos e serviços e ao mesmo tempo consolidar a imagem e o posicionamento dos mesmos no mercado”, opina Iron Neto, sócio e diretor de negócios da Agência Tudo, que realiza ações no festival para Itaú, Rede e Bacardi, e está presente no evento com Itaú desde 2011.

“Grandes marcas nacionais aportam investimentos volumosos no Rock in Rio, porque o festival é uma vitrine nacional que traduz comportamentos e, portanto, torna-se o palco ideal para lançamento de tendências e ações inovadoras. E isso faz com que os retornos de imagem e construção de marca se amplifiquem”, analisa.

Heineken, Volkswagen, Prefeitura, Rádio Mix, Sky, Pepsi e Itaú receberão convidados em espaços reservado. As marcas Sky e Volkswagen marcam presença na entrada da Cidade do Rock com grandes estandes. Nas áreas chamadas Village e VIP haverá lojas de pelo menos 20 marcas diferentes, entre elas, Leader, Taco, Submarino, Souza Cruz, Lojas Americanas, Olla e Gol. Na Rock Street, além das lojas de produtos oficiais, haverá Correios, Rede e Movida. Na entrada da Rock Street, marcam presença Pepsi, Multishow, governo do Estado, Colgate, Itaú Truck e Doritos. Terão quiosques, os sorvetes os Paleteros, a Souza Cruz e a Heineken.

Os brinquedos são patrocinados. A Roda Gigante tem patrocínio da Prefeitura do Rio e do Banco Itaú. A Montanha-Russa este ano é do Ipiranga, enquanto a Tirolesa, da Heineken, e o X-Treme, da Oi.
Pela primeira vez no Brasil, o Twitter desenvolveu um emoji especial para o evento: toda vez que a hashtag #RockinRio for tweetada, a guitarra que já se tornou ícone do festival aparece automaticamente ao lado. No festival haverá uma hashtag e um emoji gigantes para que as pessoas possam postar fotos e fazer vídeos. Ao buscar #RockinRio no Twitter durante os dias de festival, os usuários poderão conferir selfies exclusivas dos artistas no backstage, Vines das celebridades na área VIP e outras imagens de bastidores no festival.

Brand experience

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A Pepsi volta ao Rock in Rio 30 anos depois de sua participação na primeira edição e levou o conceito do “épico” para toda a comunicação da marca, que teve início antes do evento e vai se estender para além de seu término. As latas comemorativas de refrigerante para o Rock in Rio deram início a toda a estratégia. A marca realizou uma “Batalha de bandas” e uma campanha assinada pela AlmapBBDO destacou a participação épica da marca no festival. Na Cidade do Rock, a Pepsi terá um “Epic Lounge”, um “Epic Stage” (karaokê com banda ao vivo) e o “Epic Group”, uma trupe de 12 artistas para entreter as pessoas. A marca também escolheu o Rock in Rio para apresentar seu primeiro refrigerante sem aspartame, PepsiZero.

O patrocinador máster, Itaú, terá um estande de 200 m2 onde fãs concorrem a brindes especiais como bicicletas e skates, além de camisetas e bonés que podem ser customizados na hora e – ao som de “Love of my life”, do Queen – lançou a promoção “VIP no Rock in Rio”, que levará sete pessoas com mais cinco amigos para curtir o evento com diversos privilégios em um truck exclusivo. O banco instalou um videokê parecido com um caixa eletrônico na orla do Rio em que distribuiu 120 ingressos, parte de uma grande campanha assinada de Africa.

O patrocínio ao Rock in Rio faz parte da plataforma de eventos e estratégia de marketing da Oi, que tem a música e o esporte como seus pilares. A Oi promoveu uma seleção para uma banda estreante se apresentar no palco Sunset do Rock in Rio, no próximo dia 26, o Oi Pocket Show. A banda foi selecionada pelos blogs especializados Trabalho Sujo, Tenho Mais Discos que Amigos e Scream & Yell, Kid Vinil (O Kid Vinil), Lúcio Ribeiro (Popload), além do curador Carlos Eduardo Miranda e do diretor artístico do Palco Sunset, o músico Zé Ricardo.

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A Oi é patrocinadora e operadora oficial de telefonia móvel do Rock in Rio 2015, responsável pelo fornecimento da rede de telecomunicações e TI e, além de realizar diversas ativações de marca, como o brinquedo X-Treme e o Oi Pocket Show, concurso que garantiu espaço para uma banda tocar no Palco Sunset, a empresa montou uma ampla estrutura para reforçar e monitorar o desempenho da rede.

O público vai contar ainda com orelhões temáticos que estarão liberados para efetuar ligações locais e DDD gratuitas, para fixos e celulares da Oi. A cobertura das redes móveis 2G, 3G e 4G foi reforçada com a instalação de antenas e equipamentos extras espalhados por oito diferentes pontos da Cidade do Rock. A capacidade instalada para o atendimento 3G é o dobro da disponibilizada na edição de 2013. A Oi vai ainda oferecer carregadores de celular ambulantes: promotores com roupas de ícones da música ou caracterizados de fãs do rock irão circular com cases de guitarra para carregar os celulares, ação ligada ao conceito de comunicação da empresa, “Oi, porque seu mundo não para”.

Fender e grafiteiros
A Sky, media partner pela terceira vez este ano, se uniu à Fender e montou uma fábrica de guitarras cenográficas no evento. O tema “Eternizados no rock” homenageia o rock e é tema do espaço da operadora, idealizado pela BFerraz, que terá três andares e mais de 350 metros quadrados de área, com visão para o Palco Mundo. John Cruz e Paul Waller, master builders da Fender – profissionais responsáveis pela criação e manufatura de guitarras Fender feitas sob medida –, virão pela primeira vez ao Brasil e durante os sete dias de festival mostrarão um pouco de seu trabalho no espaço da Sky, que terá uma galeria com guitarras icônicas.

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A Sky também sorteou sete guitarras Stratocaster exclusivas a ganhadores que irão ao festival com tudo pago. A marca Doritos, da PepsiCo, criou a ativação “Gigantes do Rock”: um estúdio fotográfico, completamente tematizado como um palco de show de rock, que usa ilusão de ótica para aumentar a percepção de tamanho das pessoas que quiserem ser fotografadas, fazendo com que elas se pareçam com gigantes. Idealizada pela agência Bullet, o segredo da brincadeira está na disposição do piso do espaço que, graças à sua inclinação, faz com que as pessoas pareçam maiores do que são. Ao mesmo tempo, as pessoas que comprarem um pacote do salgadinho na loja temática terão direito a participar de um sorteio. Após efetuar a compra, os visitantes serão convidados a girar uma roleta que indica o prêmio do vencedor: um pacote extra da tortilha ou um dos diversos modelos de camisetas estilizadas disponíveis. 

Doritos e Pepsi realizaram, antes do festival, uma promoção intitulada “Pepsi e Doritos confirmados no Rock in Rio” e distribuíram milhares de prêmios, como bônus de celular, caixas de som e guitarras estilizadas, além de ingressos para que os consumidores tenham um dia de rock star com a banda CPM 22. Os ganhadores irão para o Rock in Rio de carona com a banda.

No ano em que completa 30 anos, a Taco – que, assim como o Rock in Rio, nasceu no ano de 1985 – confirma presença pela terceira vez como o jeans oficial do evento e leva para a Cidade do Rock um espaço-conceito que une arte, música e moda. Como nas edições anteriores, o espaço ficará à direita da entrada, bem em frente ao palco principal. Nele, será realizada a “batalha” de grafiteiros “Taco Rock Wall”, com oito novos talentos do grafite e curadoria de André Bretas, da feira Art Rua. Os artistas são Thiago Tarm, Heitor Correia, Beto Fame, Cash, Bruno Life, Marcio Bunys, Rena KVK e Igor SRC. A cada dia serão dois artistas do Instituto Rua na disputa, e o público poderá votar no local. Na loja montada dentro do espaço, estarão disponíveis os jeans e camisetas masculinos e femininos temáticos da Coleção Rock in Rio 2015. E também a coleção inspirada no primeiro festival, de 1985, que faz parte da Taco Music Collection, uma linha permanente da marca. A marca também lançou um aplicativo para smartphones com uma playlist.

Bebidas em ação
A Heineken, outra marca já tradicional no festival, promoveu antes do evento uma série de festas, as “Heineken Sound Check” em bares da cidade. A marca abastecerá a Cidade do Rock com mais de 450 mil litros de chope, o suficiente para servir mais de 1,25 milhão de copos. Uma frota de 15 tanques especiais ficará responsável pelo transporte do chope, que sairá da cervejaria de Araraquara (SP) em direção ao Rio de Janeiro. Dentro do festival, será instalado um quilômetro de tubulações subterrâneas para abastecer as 180 chopeiras da marca, a Beer Station com capacidade de 10 mil litros e os 200 promotores “backpackers” que circularão entre o público para garantir fácil acesso ao chope Heineken.

Além de patrocinar a tirolesa, a marca montou uma estação exclusiva com cenografia de cervejaria sobre rodas, e um lounge Heineken para convidados com visão privilegiada do Palco Mundo. Também montou estandes de reciclagem para dar cabo dos copos consumidos no evento e criou uma ação de empulseiramento de todos os maiores de idade que estiverem no evento e quiserem consumir bebidas alcoólicas.

A Rede – plataforma de pagamento oficial do Rock in Rio – criou para o festival a ativação Rede Machine, réplica da máquina de pagamento da Rede. Os participantes que juntarem R$ 50 reais em comprovantes de compras realizadas nas maquininhas durante o evento poderão ir ao espaço da Rede na Rock Street e concorrer a vários prêmios. Já a Bacardi leva ao Festival o Bacardi Untameable Studio, onde as pessoas poderão formar bandas e gravar uma música ao vivo.