Apesar de conquistar apenas dois troféus, o Brasil pode considerar positivo o desempenho em Relações Públicas do Fiap 2013. Com um Sol de ouro e um de prata, o país foi o terceiro melhor premiado, ficando bem próximo do líder Porto Rico, que levou um ouro, uma prata e dois bronzes; e da Argentina, em segundo com um ouro e duas pratas. Não houve Grand Prix.
O trabalho brasileiro merecedor de um ouro foi “Meu sangue é rubro-negro”, elaborado pela Leo Burnett Tailor Made para o Hemoba (Hemocentro da Bahia), em parceria com o Esporte Clube Vitória. A prata foi para a AlmapBBDO, pela criação de (Eu)Criativo para a Escola Panamericana de Arte e Design. O Brasil foi representado no júri por Edson Giusti, sócio-presidente da Giusti Comunicação.
Criatividade Efetiva
A Leo Burnett Tailor Made também levou ouro com “Meu sangue é rubro-negro” na estreante área de Criatividade Efetiva do Fiap 2013. A AlmapBBDO ganhou prata com a peça “Catraca de Cerveja” para Antarctica, totalizando dois prêmios para o Brasil.
A Espanha foi o país com o melhor desempenho na categoria, com o estreante Sol de Fuego – que premia as campanhas clássicas – para a TBWAEspanha, pela criação de “Deportes”, de 1992, para o jornal Marca; e um ouro para para a SRA Rushmore com “Pueblos”, para Coca-Cola. A Argentina ficou com um ouro e um bronze, enquanto Estados Unidos e República Dominicana conquistaram um bronze cada.