A RPC TV, empresa do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM), completa 50 anos. Para dar início às comemorações, a emissora abre nesta quinta-feira (28) a exposição “RPC TV 50 anos”, com uma retrospectiva dos principais fatos de sua história por meio de fotos, objetos e documentos, além de projeções em 3D. Os visitantes poderão interagir em um cenário criado a partir de uma fotografia da década de 60 do “Grande Concurso Kolynos TV”, podendo ser transportado à época pela integração de imagens.
Quem for à exposição poderá conferir também uma réplica da câmera Dage modelo 300 D, usada na inauguração da RPC TV, em 29 de outubro de 1960, bem como a TV Predicta, a câmera ” Girafa” com o microfone “boom” e os “Panelões”, equipamentos de grande importância às produções da época.
A exposição reflete o dinamismo e a magia da TV, com cores, notícias, informação e entretenimento, e apresenta uma linha do tempo em tubos, válvulas e transistores. No “50 Anos”, exibe vídeos com a retrospectiva dos melhores momentos da história da RPC TV.
A RPC TV também vai lançar os livros “Uma nova luz na sala – a história da TV paranaense”, do jornalista Sandro Dalpícolo; e “Histórias do Paraná”, do jornalista Jorge Narozniak.
Na sexta-feira (29), a marca da RPC TV ganha um novo visual e a emissora passa ter uma identidade única em todo do estado. Para fechar as comemorações de seu aniversário, a RPC TV promove, no dia 6 de novembro, um show gratuito com o cantor Roberto Carlos.
A RPC TV foi a primeira emissora do Paraná. A primeira transmissão aconteceu numa quitinete do Edifício Tijucas, em Curitiba. Hoje ela é a maior rede de televisão do Paraná, com oito emissoras que cobrem 99% do Estado.