Neste mês, os sócios Marcio Cavalieri, Claudia Rondon e Augusto Pinto comemoram dois anos de RPMA/Foto: Divulgação

A fusão entre a RP1 e a RMA, que deu origem à RPMA, uma das maiores agências de comunicação corporativa do país, completa dois anos neste mês. Entre os resultados que mostram o sucesso da união estão os dois títulos de agência do ano (em 2018 e 2020) pelo Prêmio Jatobá e a certificação de melhor empresa para se trabalhar de 2020, pelo Grate Place to Work.

“Um dos principais objetivos da fusão foi criar uma agência nacional robusta e com uma ampla oferta de produtos e serviços, reunindo experiências em setores variados e oferecendo soluções de comunicação aderentes ao contexto e desafios atuais dos nossos clientes. O ano de 2020, em particular, foi atípico. Momento em que exercitamos nossa capacidade de resiliência e agilidade na condução de ações necessárias sob todos os aspectos: humano, financeiro, estrutural e operacional”, conta Augusto Pinto, sócio da RPMA, ao lado de Claudia Rondon, Marcio Cavalieri.

Claudia Rondon afirma que todo o mercado de comunicação corporativa foi afetado pela pandemia e houve um aumento dos processos de tomada de preços e concorrências. Na RPMA, garante, “em 2020 mantivemos um faturamento similar ao de 2019. Melhoramos os nossos índices de lucratividade e caixa, além de conquistar clientes e projetos importantes”.
Marcio Cavalieri cita, entre as medidas para enfrentar a pandemia, a criação de um serviço de análise diária, que contemplou imprensa e redes sociais, e foi personalizado para cada marca, permitindo aos clientes acompanharem de um jeito mais segmentado de que forma a pandemia afetava seu negócio.

“Outra iniciativa que desenvolvemos neste período foi o lançamento de dois e-books: o primeiro, Guia de Comunicação Corporativa em Tempos de Coronavírus, que tinha o objetivo de ajudar as marcas a entenderem melhor o que fazer com a comunicação em tempos de pandemia. O segundo, Comunicação na crise para o pequeno e médio empreendedor, foi desenvolvido para auxiliar micro e pequenos empresários a usarem a comunicação”, diz.

Internamente, a agência – que continua em home office – atuou na capacitação das suas lideranças, com coaching, apresentações e cursos de formação.