Queiroz e Mantegazza: recursos otimizam mídia programática e contextual/Foto: Divulgaçãp

O segmento de mídia digital out of home (OOH) ganhou um novo player, 100% digital, com a chegada da RZK Digital, fruto de uma parceria do Grupo Rezek e do family office PM&F. Comandada pelos executivos Eduardo Mantegazza, CEO (chief executive officer) do PM&F e da RZK Digital, e Paulo Cesar Queiroz, head de operações da RZK Digital, a empresa traz ao Brasil novas ferramentas de aferição de audiência em tempo real, utilizando múltiplas fontes de dados. A empresa inicia suas operações com 200 painéis instalados em terminais de ônibus da cidade de São Paulo, que estão conectados com estações de metrô das linhas Azul e Vermelha.

“O ponto relevante no modelo de atuação da RZK Digital é que temos tecnologia capaz de otimizar as estratégias de mídia de performance, programática e contextual nesses locais de concentração de consumidores. Nosso objetivo como empresa é melhorar a assertividade dos anunciantes e otimizar a jornada dos usuários dos equipamentos onde estamos instalados”, explica Matengazza.

A RZK usa algoritmos de inteligência de dados para segmentar as mensagens publicitárias nos painéis OOH e, paralelamente, identificar novas possibilidades de conexão com os consumidores. “Isso permite maior eficácia na entrega de mensagens segmentadas. Usamos, por exemplo, sensores da empresa francesa Quivid, que conseguem medir, de forma anônima, o número de pessoas em um determinado local, com identificação de sexo e estimativa de idade. Utilizamos um aplicativo para prestar serviços aos usuários de ônibus e com ele colhemos o consentimento para a análise do perfil socioeconômico deles. Ou seja, em um determinado horário, podemos saber se em um terminal específico há um maior número de mulheres, na faixa de 25 anos, que possam estar interessadas na promoção de produtos de maquiagem em um ponto de venda próximo de onde ela se encontra. Também podemos veicular uma promoção com preço especial de refeições nos horários de almoçar ou fazer um lanche. Desenvolvemos regras e gatilhos contextuais para falar com o público certo na hora certa, com a mensagem certa e no lugar certo”, diz Queiroz.

Os softwares de inteligência de dados também processam informações das empresas do sistema de transporte de São Paulo. Todas as operações estão de acordo com as regras da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e a sua gestão é realizada por cientistas de dados especializados em mídia digital.

Para os anunciantes, os diversos recursos de inteligência de dados permitem otimizar as estratégias de mídia programática e mídia contextual através do CMS (Content Management System) Broadsign garantem os executivos da RZK. O objetivo, dizem, é gerar maiores índices de retorno de investimento publicitário através da veiculação de mensagens com conteúdo que alcance seus respectivos targets nos momentos estratégicos para decisões de compra.
Além da formação de targets personalizados, a plataforma da RZK permite outras ativações estratégicas, como ações de remarketing, com formatos de áudio e vídeo, e personalização de ofertas, através de QR code, com mídia transacional em tempo real.

Queiroz ainda destaca que, além de gerar conexão mais inovadora das marcas com os consumidores, a RZK também terá importante papel nas campanhas de serviço público. “Vamos apoiar os mais diversos projetos de comunicação social, como o Outubro Rosa, sobre câncer de mama”.

Os 200 painéis estão instalados em pontos com circulação diária estimada em 600 mil pessoas, com potencial de alcance de 2,3 milhões de consumidores com renda mensal de R$ 9,45 bilhões, segundo dados da Geofusion. Com planos de expansão a partir de 2022, Mantegazza fala que a empresa prevê o dobro de painéis a partir do próximo ano, com ampliação da sua cobertura geográfica com foco na Grande São Paulo.