A holding BRF, controladora das marcas Sadia e Perdigão, trabalha na véspera para marcar presença na ceia de Natal dos brasileiros, respectivamente com as aves peru e chester, proteínas que já se incorporaram ao cardápio dessa ocasião.
O portfólio de produtos é complementado por outras ofertas, entre as quais o lombinho. No caso da Sadia, a Africa preparou campanha multidisciplinar com base no conceito Ilumine o seu Natal. Mas a estratégia vai além do comercial, que mostra um blackout proposital em uma residência, desculpa para unir a família.
Além da campanha de mídia, em que a Sadia convida o consumidor a colocar o peru na sua lista de compras, o anunciante terá ação de live marketing em São Paulo: a ponte estaiada, um dos símbolos da cidade, será iluminada com milhares de lâmpadas led, como se fosse uma grande árvore natalina, e dar a impressão de que são estrelas do céu.
A marca também adquiriu patrocínio da Contagem Regressiva da Rede Globo com direito a exibição de vinhetas e conteúdos complementares produzidos pelo estúdio da emissora. O filme de 99 segundos está sendo exibido nos intervalos da novela 3 (Amor de Mãe). A Ampfy coordena a estratégia digital com a apresentadora do Masterchef, Ana Paula Padrão, que vai detalhar receitas.
O plano tem merchandising e OOH. “Natal exige um ano de antecedência. Envolve a produção das aves e de tudo relacionado a essa entrega. Por exemplo, as três milhões de bolsas térmicas que embalam o produto precisam ser encomendadas até abril. Termina um Natal e o outro já começa. É um desafio. A BRF tem 75% de participação no consumo de proteínas nas chamadas datas comemorativas”, explicou o diretor de marketing Marcelo Suarez, acrescentando que a intensificação da veiculação na véspera do Natal é estratégica porque o brasileiro tem o hábito de comprar o peru, ou chester, em cima da hora para não ocupar a geladeira.
Se a Sadia propõe iluminar, a Perdigão quer estimular o amor ao próximo. A ação Histórias de generosidade mostra o apresentador Luciano Huck ouvindo pessoas que relatam as suas experiências. Pelo quarto ano consecutivo, a marca vai doar para o projeto Mesa Brasil, do Sesc, 250 mil chester.
Com participação direta do consumidor: ele compra uma ave e outra vai ser doada. “Este ano chegaremos a 1 milhão de doações. Como cada unidade serve até 8 pessoas, o volume é de 8 milhões de pratos servidos nesse período. A campanha da Perdigão foi criada pela DPZ&T e também tem minidocumentários com histórias verídicas de generosidade”.