Agência fundada na Coreia do Sul em 1973 opera há duas décadas no mercado brasileiro de propaganda, com foco em resiliência e eficácia nos negócios

A Cheil foi criada por Lee Byung-Chul, fundador da Samsung, na Coreia do Sul, em 1973. De house agency da maior companhia de eletroeletrônicos do mundo, a “número 1” - significado no nome Cheil em coreano - ganhou vida própria, e hoje possui 45 escritórios no mundo, que totalizam 6,5 mil colaboradores.

No Brasil há 20 anos, a operação comandada pela chief operation officer (COO) Tatiana Pacheco acolhe um total de 400 profissionais empenhados em fazer da ousadia e da inovação os combustíveis para novas soluções de marketing.

“A nossa atuação vai além da assinatura Creative technology. Agregamos inteligência para nos conectarmos ao negócio do cliente, com modelos próprios e velocidade. Tenho um mix, de uma house combinada com o lado criativo”, define Tatiana, que enxerga na Cheil a possibilidade de entregar uma comunicação verdadeiramente integrada. “Isso sempre me desafiou”, lembra.

A COO Tatiana Pacheco, na sede da agência, na Chácara Santo Antônio, bairro da região Sul de São Paulo, que reúne cerca de 200 profissionais em esquema rotativo de trabalho (Alê Oliveira)

Ativação, eventos, games, live shopping, estúdio 3D e varejo - da construção de loja e material de ponto de venda ao treinamento de vendedores - agitam a rotina de trabalho para além de projetos convencionais, assinados por uma equipe movida a resiliência. Jornadas cada vez mais integradas utilizam automação de marketing para garantir resultados aos clientes. “É uma capacidade única de entrega”, defende Tatiana.

Cultura sul-coreana
Nos últimos três anos, a agência trabalhou para integrar as disciplinas à prática, e a meta é consolidar essa estratégia em 2024. A cultura sul-coreana ajuda na empreitada rumo à eficiência do negócio. Há um ano, a agência não tinha estrutura de produção 3D. Hoje, conta com um estúdio completo.

O mesmo ocorreu com a montagem de uma operação-proprietária de live shopping. “A gente vai implementando novas frentes de acordo com a necessidade de negócio dos clientes, transcendendo a demanda que vem só de comunicação”, pontua Tatiana.

Frase escrita em parede da agência inspira inovações pautadas em relevância (Alê Oliveira)

O aprendizado é de eficácia. Começa com a identificação de uma oportunidade colocada em prática, testada e posteriormente aprimorada. “O sul-coreano é incansável na busca por melhorias, não porque o projeto está ruim, e, sim, porque eles estão sempre abertos a novas soluções, postura já enraizada na operação brasileira”, garante Tatiana.

A resiliência é uma das principais características intrínsecas à equipe da Cheil, que cuida para assegurar um ambiente sadio, favorável à inovação e ao desenvolvimento de talentos.

Gestão
O modelo de atuação combina contato humano, integração e eficiência com a liberdade de trabalhar a distância quando necessário. Em julho, a agência se mudou da Vila Olímpia para a Chácara Santo Antônio, bairro da Zona Sul de São Paulo.

Escritório integra talentos dispostos em andar único para garantir sinergia ao trabalho (Alê Oliveira)

“Agora, estamos no mesmo andar, em um espaço com capacidade para quase 200 pessoas em esquema rotativo. É menos a estrutura dividida por área e mais sobre o perfil de balcão”, compara Tatiana Pacheco. O formato de trabalho é híbrido, com rodízio alternado entre alguns departamentos. As lideranças trabalham de forma presencial diariamente.

A integração ganha importância ao acomodar os interesses e apontar o desenvolvimento das novas gerações. “Os jovens aprenderam a trabalhar muito bem sozinhos, mas ainda precisam entender a atuar em equipe. Essa colaboração, o sentimento de pertencer a um grupo, precisa ser aprimorado entre os jovens”, indica Tatiana.

Fomentar a liderança feminina é outra frente de gestão do trabalho. “Há muitos estereótipos preconceituosos colados à imagem do sul-coreano. Mas não tem nada que eu tenha pedido nos últimos três anos que eles não tenham atendido”, confessa a COO da agência.

Leia a matéria completa na edição de 27 de novembro de 2023