Cultura criativa, tecnologia, cotidiano, identidade e autocuidado são os cinco temas apontados pelo Twitter como as principais tendências culturais observadas nos últimos dois anos em conversas na plataforma.
O levantamento foi feito pela Twitter Trends Brasil em parceria com Black Swan Data ( @blackswandata ) e Crowd DNA ( @CrowdDNA ). Para o documento, foram consideradas duas métricas – alto volume e alto crescimento – de dezembro de 2018 a novembro de 2020.
De acordo com a plataforma. o Twitter Trends Brasil fará parte de uma nova experiência realizada pelo Twitter para que marcas e parceiros possam utilizar o serviço da melhor maneira. A partir desta terça-feira (18), convidados terão acesso a plataforma online “Tá Acontecendo, Tá no Twitter” com conteúdos exclusivos on demandsobre a pesquisa, além de vídeos de executivos do Twitter abordando outros temas do mercado.
BEM-ESTAR
O bem-estar ganhou espaço desde o início da pandemia. O Twitter detectou que as pessoas têm falado cada vez mais sobre seu bem-estar pessoal (mental e físico) assim como o que isso significa para suas comunidades. Além disso, o tema ganhou destaque em conversas de quem antes não trazia essa preocupação: desde o início da pandemia, foi registrado um crescimento de 47% nas conversas sobre bem-estar e aumento de 20% em menções à “autocuidado” no Twitter no Brasil.
CULTURA CRIATIVA
A pesquisa apontou um crescimento de 135% em conversas sobre criatividade. Também houve um aumento de 79% em conversas sobre como transformar a criatividade em carreira e 65% em conversas sobre plataformas de distribuição, mostrando que os criadores querem fazer seu próprio negócio. Por outro lado, há também muito espaço para quem busca descobrir novas habilidades: a plataforma registrou aumento de 46% nas conversas sobre hobbies e passatempos, e 61% sobre artesanatos.
MARAVILHAS NO COTIDIANO
Conversas sobre “significado” e “maravilha”, como o cosmos, a espiritualidade e a ficção fantástica, aumentaram 31% nos últimos dois anos. As três principais tendências em ascensão destacadas pelo neste tópico foram a busca pela espiritualidade em evolução, com aumento de 62% nas conversas; escapismo imaginativo, com 87% de crescimento nas menções sobre universo de fantasia e ficção científica; e fascínio pela nossa natureza, com aumento de 70% nas conversas.
TECNOLOGIA
A conectividade e a integração entre o ser humano e a tecnologia vêm crescendo gradativamente. Esse aspecto, porém, passou a ser ainda mais importante para as pessoas por conta da pandemia e da obrigação da manutenção do distanciamento social. No Twitter, esse assunto ganhou ainda mais espaço – houve um crescimento de 41% em conversas sobre tecnologia e também um incremento de 241% em conversas sobre tecnologias mais novas, como 5G.
IDENTIDADE
As conversas sobre a identidade pessoal também tiveram crescimento considerável na plataforma. A pesquisa registrou um aumento de 52% nos diálogos sobre o que somos e defendemos individual e socialmente, e 35% a mais de menções à “identidade”. Dentro do tema, destacam-se o poder dos fãs, com o valor coletivo dos fandoms, que obteve 52% de aumento nas conversas. Há também uma busca cada vez maior por representatividade (+36%) e igualdade (+345%), com um crescimento muito expressivo, de 781%, em conversas sobre direitos dos negros. Ainda estão em alta as conversas sobre ética (+33%) e empoderamento (+66%).