Alê Oliveira

Qual empresa lhe vem à cabeça quando o assunto é curativo adesivo? E quando você pensa em iogurte? Por essas e outras a lembrança de marca é um dos atributos mais poderosos no mundo dos negócios. Por isso, a Folha de S.Paulo e o Datafolha promoveram na noite desta terça-feira (30), no Tom Brasil (SP), a cerimônia de entrega do Folha Top of Mind. Anualmente o evento apresenta as marcas brasileiras mais lembradas pelos consumidores em 65 categorias, que incluem segmentos especiais.

Para chegar ao resultado, o instituto entrevistou 6.670 pessoas de todas as classes sociais e graus de escolaridade, a partir de 16 anos, em 199 municípios. O levantamento foi realizado no período de 30 de julho a 9 de agosto de 2018. Esta edição também apresentou sete categorias estreantes: hidratante, remédio para dor de cabeça, fio dental, aveia, energético, aplicativo de banco e aplicativo de transporte. “São 28 anos de pesquisa. Presenciamos muitas mudanças de mercado e estamos praticamente na terceira geração de consumidores. Quando o projeto começou, ainda nem existia internet. De lá para cá, tudo evoluiu muito”, afirma Marcelo Benez, diretor executivo comercial do Grupo Folha.

E o que faz com que a premiação seja tão longeva e relevante para a indústria? Nas palavras de Benez, faz parte deste pacote a grandeza da pesquisa e seriedade da metodologia do Datafolha. “Esse prêmio é uma bússola muito importante para o mercado. Entre os anunciantes e as agências é um norte relevante. Tem marcas que estão em primeiro lugar na cabeça do consumidor brasileiro e tem o Top of Mind como um dos indicadores para mandar para as suas matrizes globais”, defende o executivo.  

Entre os vencedores, destaque para os principais prêmios da noite; enquanto a Petrobras conquistou o de “Marca que representa o Brasil”, Coca-Cola, Nike, Omo e Samsung ficaram com o “Top do Top”, como as marcas mais lembradas pelo consumidor brasileiro entre todas as categorias. Já o Mercado Livre levou para a casa o prêmio de “Top Performance”, como marca que mais cresceu com relação ao ano anterior. O “Top Inovação” ficou a Samsung. Na divisão por gêneros, a marca escolhida pelo público feminino foi Risqué e do Masculino foi Pirelli.

Confira os vencedores

Marca que representa o Brasil
Petrobras

Top do Top
Omo, Coca-Cola, Nike e Samsung

Top feminino
Risqué

Top inovação
Samsung

Top masculino
Pirelli

Top meio ambiente
Ypê e Natura

Top performance
Mercado Livre

Pasta de dente
Colgate

Protetor solar
Sundown

Hidratante
Monange

Antisséptico bucal
Colgate

Antigripal
Benegripe

Esmalte de unha
Risque

Remédio para dor de cabeça
Dorflex

Camisinha
Jontex

Medicamento genérico
Medley

Absorvente feminino
Sempre Livre

Fio dental
Colgate

Iogurte Grego
Vigor e Danone

Margarina
Qualy

Aveia
Quaker

Requeijão
Nestlé e Vigor

Molho de tomate
Elefante

Pratos congelados
Sadia

Cereal Matinal
Kellogs, Nescau, Sucrilhos e Nestlé

Adoçante
Zero Cal

Energético
Red Bull

Poupança
Caixa

Banco (vencedora em todas as edições desde 92)
Banco do Brasil 

Aplicativo de banco
Itaú e Bradesco

Site de compras
Mercado Livre

Cartão de crédito
Visa

Seguro
Bradesco e Porto Seguro

Plano de saúde
Unimed

Supermercado
Carrefour e Extra

Geladeira
Consul

Aparelho de TV
Samsung

Ferro de passar
Black + Decker

Chuveiro
Lorenzetti

Máquina de lavar roupas
Brastemp

Tinta de parede
Suvinil

Limpador Multiuso
Veja

Detergente
Ypê

Louças e materiais sanitários
Deca

TV por assinatura
Sky

Agência de viagem
CVC

Companhia aérea
Gol

Aplicativo de transporte
Uber

Carro
Fiat e Volkswagen

Pneu
Pirelli

Moto
Honda

Óleo lubrificante
Lubrax

Caminhão
Mercedez-Benz

Combustível
Petrobras

Destaque Centro-Oeste
Piracanjuba

Destaque Nordeste
Primor

Destaque Sudeste
Casas Bahia

 

Destaque Sul
Elefante

Destaque Norte
Deline

Leite
Ninho

Louças e metais sanitários
Deca

Operadora de telefone celular
Vivo

Operadora de banda larga
Vivo

Serviço de entrega de encomendas
Correios

Smartphones e tablets
Samsung