Qual empresa lhe vem à cabeça quando o assunto é curativo adesivo? E quando você pensa em iogurte? Por essas e outras a lembrança de marca é um dos atributos mais poderosos no mundo dos negócios. Por isso, a Folha de S.Paulo e o Datafolha promoveram na noite desta terça-feira (30), no Tom Brasil (SP), a cerimônia de entrega do Folha Top of Mind. Anualmente o evento apresenta as marcas brasileiras mais lembradas pelos consumidores em 65 categorias, que incluem segmentos especiais.
Para chegar ao resultado, o instituto entrevistou 6.670 pessoas de todas as classes sociais e graus de escolaridade, a partir de 16 anos, em 199 municípios. O levantamento foi realizado no período de 30 de julho a 9 de agosto de 2018. Esta edição também apresentou sete categorias estreantes: hidratante, remédio para dor de cabeça, fio dental, aveia, energético, aplicativo de banco e aplicativo de transporte. “São 28 anos de pesquisa. Presenciamos muitas mudanças de mercado e estamos praticamente na terceira geração de consumidores. Quando o projeto começou, ainda nem existia internet. De lá para cá, tudo evoluiu muito”, afirma Marcelo Benez, diretor executivo comercial do Grupo Folha.
E o que faz com que a premiação seja tão longeva e relevante para a indústria? Nas palavras de Benez, faz parte deste pacote a grandeza da pesquisa e seriedade da metodologia do Datafolha. “Esse prêmio é uma bússola muito importante para o mercado. Entre os anunciantes e as agências é um norte relevante. Tem marcas que estão em primeiro lugar na cabeça do consumidor brasileiro e tem o Top of Mind como um dos indicadores para mandar para as suas matrizes globais”, defende o executivo.
Entre os vencedores, destaque para os principais prêmios da noite; enquanto a Petrobras conquistou o de “Marca que representa o Brasil”, Coca-Cola, Nike, Omo e Samsung ficaram com o “Top do Top”, como as marcas mais lembradas pelo consumidor brasileiro entre todas as categorias. Já o Mercado Livre levou para a casa o prêmio de “Top Performance”, como marca que mais cresceu com relação ao ano anterior. O “Top Inovação” ficou a Samsung. Na divisão por gêneros, a marca escolhida pelo público feminino foi Risqué e do Masculino foi Pirelli.
Confira os vencedores
Marca que representa o Brasil
Petrobras
Top do Top
Omo, Coca-Cola, Nike e Samsung
Top feminino
Risqué
Top inovação
Samsung
Top masculino
Pirelli
Top meio ambiente
Ypê e Natura
Top performance
Mercado Livre
Pasta de dente
Colgate
Protetor solar
Sundown
Hidratante
Monange
Antisséptico bucal
Colgate
Antigripal
Benegripe
Esmalte de unha
Risque
Remédio para dor de cabeça
Dorflex
Camisinha
Jontex
Medicamento genérico
Medley
Absorvente feminino
Sempre Livre
Fio dental
Colgate
Iogurte Grego
Vigor e Danone
Margarina
Qualy
Aveia
Quaker
Requeijão
Nestlé e Vigor
Molho de tomate
Elefante
Pratos congelados
Sadia
Cereal Matinal
Kellogs, Nescau, Sucrilhos e Nestlé
Adoçante
Zero Cal
Energético
Red Bull
Poupança
Caixa
Banco (vencedora em todas as edições desde 92)
Banco do Brasil
Aplicativo de banco
Itaú e Bradesco
Site de compras
Mercado Livre
Cartão de crédito
Visa
Seguro
Bradesco e Porto Seguro
Plano de saúde
Unimed
Supermercado
Carrefour e Extra
Geladeira
Consul
Aparelho de TV
Samsung
Ferro de passar
Black + Decker
Chuveiro
Lorenzetti
Máquina de lavar roupas
Brastemp
Tinta de parede
Suvinil
Limpador Multiuso
Veja
Detergente
Ypê
Louças e materiais sanitários
Deca
TV por assinatura
Sky
Agência de viagem
CVC
Companhia aérea
Gol
Aplicativo de transporte
Uber
Carro
Fiat e Volkswagen
Pneu
Pirelli
Moto
Honda
Óleo lubrificante
Lubrax
Caminhão
Mercedez-Benz
Combustível
Petrobras
Destaque Centro-Oeste
Piracanjuba
Destaque Nordeste
Primor
Destaque Sudeste
Casas Bahia
Destaque Sul
Elefante
Destaque Norte
Deline
Leite
Ninho
Louças e metais sanitários
Deca
Operadora de telefone celular
Vivo
Operadora de banda larga
Vivo
Serviço de entrega de encomendas
Correios
Smartphones e tablets
Samsung