O Salão do Automóvel 2014 de São Paulo, que será realizado de 30 de outubro a 9 de novembro, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, já começa a movimentar o mercado automobilístico. O Observatório de Turismo e Eventos, núcleo de estudos e pesquisas da SPTuris, realizou levantamento do perfil do público do salão na edição anterior, em 2012, e mostrou que 32,8% do público era de turistas, com uma movimentação financeira de cerca de R$ 240 milhões na cidade.

“Em números absolutos, foram 246 mil visitantes de fora da capital, que ficaram em média dois dias e meio”, destaca Wilson Poit, secretário especial para Assuntos de Turismo e presidente da São Paulo Turismo. “Isso representa uma movimentação financeira de cerca de R$ 240 milhões na cidade somente na cadeia do turismo, que inclui gastos de hospedagem, alimentação, compras e lazer. O Salão só fica atrás da Fórmula 1 em gastos de turistas”, conclui

Outro dado apontado na pesquisa foi o aumento da participação do público feminino em comparação à edição anterior. Em 2010, as mulheres representavam 25,5% do total. Já em 2012, o índice subiu para 29,5%. Segundo os organizadores, esse aumento também reflete a característica de o evento ser cada vez mais voltado para a família toda, e não apenas ao público masculino.