O Dia Mundial Sem Carro é celebrado no dia 22 de setembro. Para chamar atenção para a data, a Salve criou o projeto “Engarrafado em SP”, que alerta para os níveis de poluição da capital paulista e incentiva o uso de meios de transporte alternativos, como as bicicletas.
O projeto é constuituído por um manifesto, hotsite, filme e conteúdo para as redes sociais. O símbolo da iniciativa é uma garrafa onde o ar é engarrafado – um trocadilho duplo com o trânsito e a poluição de São Paulo.
O filme mostra uma bicicleta circulando pela cidade com o gargalo de uma garrafa apontado para frente, com objetivo de recolher o ar poluído, uma “coleta” simbólica do ar da capital paulista. Para as redes sociais, a agência criou posts para estimular o uso da bike e alertar sobre os danos da poluição, como “Minha bicicleta não solta gases” e “Escape do escapamento”.
Ficha técnica:
Direção de criação: James Scavone, Ricardo Schreiner e André Hellmeister
Planejamento: Carlos Pitchu
Atendimento: Luis Renato Lui
Produtora do filme: Sequência Filmes
Direção de cena: Luiz Felipe Dianese
Arquitetura: Ana Paula Scramm Trindade
Programação: Alex Agena