MARINA OLIVEIRA, de Las Vegas (NV)
A Samsung, uma das gigantes de tecnologia presentes na CES 2020, apresentou neste domingo (5) em Las Vegas, as principais novidades da linha de Consumer Eletronics aos jornalistas e parceiros. A empresa trouxe o conceito “screens everywhere”, em que aposta em diferentes formatos de telas para serem usados em diversos lugares, da forma como o consumidor preferir.
De acordo com Erico Traldi, diretor de TV e áudio da Samsung Brasil, a CES é o momento de mostrar ao púbico toda a inovação da marca. “A gente não fala muito de produto em si, apesar da QLED 8K ter sido lançada aqui. Falamos mais do ecossistema e de todas as tecnologias e tendências que a gente vê. A Samsung tem em seu DNA a inovação. Estamos sempre investindo muito para continuar trazendo não só produtos, mas soluções para o consumidor”, disse.
Até por isso, a aposta da Samsung para o ano está na linha de lifestyle, tendo o design como ponto relevante, além do foco nos consumidores millenials e da geração Z.
Entre os lançamentos estão os novos modelos 8K da já tradicional linha QLED, que aproveita o poder da tecnologia aprimorada de IA (Inteligência Artificial) para melhorar os recursos de áudio e vídeo. O modelo oferece uma variedade de recursos inteligentes da Tizen, tornando mais fácil o uso de comandos de voz e acesso a novos recursos, como Tap View, Digital Butler e Samsung Health.
“A Samsung foi a pioneira em lançar o 8K no mundo e agora a gente vem ampliar este segmento. Aqui apresentamos duas TVs, vão ser duas séries de TVs 8K realmente para expandirmos a oferta de produtos com essa resolução e junto a isso todo o trabalho com os produtores de conteúdo também para que ele passe a chegar. Muita tecnologia sendo desenvolvida para que a gente consiga trazer o 8K nativo para a casa do consumidor”, vaticinou. De acordo com o executivo, esses aparelhos devem chegar ao Brasil ainda no primeiro semestre.
Outro lançamento é o Micro LED modular pronto para uso doméstico, que combina a tecnologia de tela de última geração com recursos de personalização.
“Micro LED, que abrimos mostrando aqui neste espaço, é o futuro. É algo que está chegando, estamos com alguns formatos disponíveis para venda, mas é o que tem de melhor em tecnologia de imagem. Vai possibilitar uma super inovação que é você montar uma TV com o aspecto, formato e resolução a gosto do cliente. Isso vai ser algo muito disruptivo no negócio de TV”, apontou Traldi.
A The Frame, tela que imita quadros, também ganhou novos modelos em tamanhos maiores e menores. Uma das maiores novidades desse primeiro dia de CES, no entanto, foi a The Serif, que aposta no design para atrair os consumidores, já que o aparelho é apresentado junto a um suporte, dispensando o uso dos hacks.
Novos formatos, como os televisores na vertical The Sero, que conversam com os smartphones e pretendem acabar com as barras pretas ao lado da imagem também foram apresentados.
“Outra coisa muito legal que a gente traz dessa categoria de lifestyle, onde já tínhamos a The Frame super consolidada, é a Serif como uma opção super bacana para quem gosta de design. A gente vem com uma TV totalmente diferente que é a Sero, com previsão de chegada no Brasil para 2020, provavelmente no segundo semestre”, apontou o executivo.
“A Sero vem focada em ouvir as novas gerações, os millenials, que estão com o celular na mão o tempo inteiro e consumindo conteúdo de outra maneira. Ela vem com uma tela vertical que vai possibilitar o espelhamento desses conteúdos”, defendeu. O modelo recebeu o prêmio de inovação da CES 2020.
Comunicação
A Samsung não deu detalhes sobre a estratégia de comunicação dos produtos, mas afirmou que está trabalhando de acordo com seu planejamento e que a linha QLED é um pilar importante para a marca.
“A gente criou essa categoria no Brasil não é à toa que a participação desse segmento no país vem crescendo muito. Quando a QLED chegou em 2017 trazendo inovações, a gente conseguiu mostrar isso na nossa comunicação para o consumidor. Estamos trazendo cada vez mais campanhas que estão realmente tornando a QLED um produto de desejo do consumidor. Explorando esses benefícios, mas cada vez de forma mais abstrata e realmente trazendo para ele que é um produto aspiracional”, finalizou Traldi.
Global
Estiveram presentes no evento Jh Han, presidente de visual display business da Samsung, que apontou a CES como uma oportunidade para a mídia ver os novos produtos. “Eu gostaria de falar do futuro que nós estamos construindo, o ‘screens everywhere’. Quantas telas vocês usam ou veem por dia?”, indagou o executivo, que afirmou ainda que elas são responsáveis por vivermos melhor dentro ou fora de casa.
Além de Han, também participaram da apresentação Joe Stinziano, vice-presidente da Samsung América e Grace Dolan, vice-presidente de Home Entertainment Marketing da América.