MARINA OLIVEIRA, de Las Vegas
A Samsung apresentou durante a CES 2020 uma série de novidades em seu portfólio. O Presidente e CEO do segmento de Consumer Electronics da marca, H.S. Kim declarou que esta é a era da experiência e que está feliz em começar a nova década de inovação centrada no ser humano, combinando hardware e software para criar experiências personalizadas.
Para o executivo este novo tempo transformará a maneira como cuidamos de nós mesmos e de nossa família, como podemos personalizar nossas casas para atender às nossas necessidades e como construímos cidades inteligentes mais seguras e sustentáveis. Ao mostrar seus últimos avanços em robótica inteligente, IA, 5G e computação, a Samsung ofereceu um vislumbre do futuro não tão distante em que essas tecnologias se unirão para oferecer diferente experiências aos consumidores.
“Na era da experiência, precisamos repensar o espaço que temos para acomodar nosso estilo de vida diversificado e em evolução”, disse H.S. Kim. “O que torna a abordagem da Samsung única é o fato de termos uma filosofia muito clara, construída em torno da inovação centrada no ser humano. Criamos para resolver problemas e melhorar a vida das pessoas”, argumentou durante sua apresentação para um auditório com jornalistas do mundo todo.
Kim enfatizou que a empresa está focada no uso da tecnologia para criar um lugar melhor para todos. Ele destacou três áreas de importância para a empresa no futuro: segurança e privacidade, tecnologia para o bem e cidadania.
Kim deixou claro que o compromisso da empresa com a segurança dos dados e a privacidade pessoal não vacilará e que a proteção da segurança e da privacidade será uma das principais prioridades à medida que a tecnologia avança. O executivo afirmou ainda que o mais importante é colocar as pessoas no controle de suas informações. “A Samsung nunca compartilhará seus dados com terceiros sem o consentimento prévio e direto de você.”
Anúncios
O principal anúncio da fabricante durante a CES 2020 foi a Baille, uma assistente pessoal para casas conectadas. H.S. Kim definiu o robô como “companheiro de vida” e apresentou a bolinha rolante que sob seus comandos é capaz de gravar imagens da casa, emitir alertas para os devices integrados e colabora com a organização do lar.
Sebastian Seung, vice-presidente executivo e cientista-chefe de pesquisa da Samsung elaborou a Ballie, explicando que seus recursos de inteligência artificial (IA) no dispositivo permitem que ele seja um assistente de condicionamento físico e uma interface móvel que busca soluções para as necessidades de mudança das pessoas. A empresa garante que o robô mantém rigorosos padrões de proteção de dados e privacidade.
“Acreditamos que a IA é o futuro do atendimento personalizado”, afirmou Seung. “Vemos a IA no dispositivo como central para experiências verdadeiramente personalizadas. A IA no dispositivo coloca você no controle de suas informações e protege sua privacidade, enquanto ainda oferece o poder da personalização”.
A Samsung também está investindo em soluções para a saúde. A empresa desenvolveu uma solução virtual de reabilitação cardíaca doméstica que emparelha o smartwatch Samsung ao smartphone via Bluetooth. O aplicativo HeartWise da Samsung envia lembretes para o paciente se exercitar, coleta dados de atividades e exibe continuamente a frequência cardíaca do paciente durante os exercícios. Esses dados são carregados automaticamente via smartphone para o prontuário do paciente, para que clínicos, gerentes de casos e fisioterapeutas possam acompanhar o progresso do paciente e se envolver com eles de acordo.
Outro investimento da sul-coreana está na inovação dos designs. Federico Casalegno, diretor de inovação de design da marca, afirmou que a casa do futuro oferecerá experiências únicas e imersivas como inteligência artificial, sensores e análise de dados. “Como organismo vivo, a casa inteligente será um ambiente profundamente pessoal. espaço, adaptando experiências para cada um de nós, de acordo com nossas necessidades pessoais”, disse.
Eles apresentaram o GEMS. A demonstração mostrou como os consumidores podem usar óculos de realidade aumentada para se exercitarem com um personal trainer virtual, escalar uma montanha ou andar debaixo d’água. O GEMS agregou e analisou resultados para fornecer recomendações de ações personalizadas.
A Samsung também mostrou como uma sala pode ser transformada com uma tela MicroLED, uma convergência de software, IA, IoT e hardware. “Uma tela não é um produto, é sua janela para o mundo”, disse Casalegno, enfatizando que as salas inteligentes podem proporcionar experiências ilimitadas. “As pessoas podem ver e experimentar quase tudo no mundo e até o mundo desconhecido através da tela”.
A inovação na cozinha também foi destaque no Keynote. A partir de agora, os aparelhos se tornam parceiros de cozinha com um chef pessoal, nutricionista e assistente de compras reunidos em um mesmo device. Além de sugestões de receitas, a empresa também destacou uma estação de cultivo de hortaliças em casa, e Bot Chef, um assistente de preparação de alimentos robótico.
Cidades inteligentes
A Samsung também delineou sua visão de cidades inteligentes, onde sistemas habilitados por dispositivos, plataformas e dados inteligentes devem facilitar a vida das pessoas nos centros urbanos. Emily Becher, vice-presidente sênior e chefe da Samsung NEXT Global, afirmou que “cidades inteligentes que utilizam IA, IoT e 5G transformarão a maneira como interagimos com o ambiente ao redor de maneira a maximizar a conveniência e o prazer”.
Outra aposta da sul-coreanda é em edifícios inteligentes. Segundo Becher, residentes de edifícios inteligentes poderão ligar para elevadores, desligar as luzes, gerenciar entregas ou procurar vagas de estacionamento com um comando de furto ou voz. Aparelhos inteligentes instalados nestes prédios solicitarão reparos e resolverão os problemas antes que os moradores percebam o problema.
Com a tecnologia IoT expandindo seu alcance além do lar para todos os tipos de edifícios, a visão central da Samsung consiste em economizar energia, reduzir as emissões e ajudar a alcançar a sustentabilidade à medida que as populações crescem.