A Samsung foi eleita a marca mais influente do Brasil seguida por Nestlé e Google. A segunda edição do The Most Influential Brands, realizada pela Ipsos Marketing  e a Ipsos Connect, ainda traz a Havaianas e a Microsoft na quarta e quinta posição respectivamente (confira abaixo a lista completa).

O estudo buscou entender as marcas e seu poder de influência no mercado e identificou as que os consumidores mais sentem influenciar a sua vida em 16 países (Brasil, Argentina, México, China, França, Alemanha, Canadá, Suíça, Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, Bélgica, Itália, Holanda, Singapura e Taiwan).

Os especialistas da Ipsos se uniram para levantar os atributos que definam como as marcas podem influenciar a vida das pessoas. Dentre estes atributos estão a Relevância (31%), Confiança (23%), Liderança (16%), Presença (14%), Interação Online (10%) e Cidadania Coorporativa (6%).

A partir de então foi feita uma amostra online de 1000 entrevistas em todas as regiões do país, e pessoas das classes A, B e C entre 18 e 55 anos participaram deste levantamento.

Leda Kayano, managing director da Ipsos Marketing, afirmou que a relevância das marcas passou a ter uma importância muito grande na vida dos consumidores. “Diariamente as pessoas são bombardeadas com diversas informações, ficam horas conectadas e consequentemente são estimuladas ao consumo”, diz. “Por este motivo, elas estão ficando cada vez mais criteriosas com suas escolhas, buscando apenas o que é relevante para elas”, completa.

As 10 marcas mais influentes do Brasil são:

1º Samsung

2º Nestlé

3º Google

4º Havaianas

5º Microsoft

6º O Boticário

7º Natura

8º Sadia

9º Johnson & Johnson

10º Gillette