O CEO da Samsung, BK Yoon, revelou nesta terça-feira (6) que a fabricante sul-coreana de eletrônicos está desenvolvendo um equipamento capaz de reconhecer ao menos 20 tipos diferentes de cheiros e pode chegar a distinguir entre tóxicos e não-tóxicos, como gases perigosos que acionam um alarme de risco. O anúncio foi feito durante a Consumer Electronics Show (CES), maior feira internacional de produtos e serviços tecnológicos que acontece a partir desta terça-feira (6) e vai até sexta-feira (9) em Las Vegas, Estados Unidos.
O executivo também adiantou que a empresa pretende que, dentro de aproximadamente cinco anos, ao redor de 90% de seus produtos sejam lançados com a tecnologia que vem sendo chamada de “internet das coisas”. Em outras palavras, são produtos como TVs, geladeiras, lava-louças, máquinas de lavar e até microondas que podem ser acionados por wifi via smartphones ou tablets.
Outro objetivo é explorar sensores de sono, que desligam as luzes enquanto os habitantes da casa dormem e soam alarmes pela manhã em horários previamente programados.
Segundo entrevista do líder da Samsung ao jornal USA Today, a companhia está disposta a investir mais de U$100 milhões até o fim de 2015 para o desenvolvimento de equipamentos que controlem a internet das coisas.