O UOL anunciou nesta terça-feira (4) os vencedores da sétima edição do prêmio Top of Mind Internet, que reconhece as marcas mais lembradas pelo público em diversos setores. A Samsung foi o destaque desta edição, tendo faturado os prêmios nas categorias Eletrônico/TV, Computador e Notebook e Telefonia Celular/Aparelho.
Ao todo, foram 21 categorias contempladas. Em três delas, houve empates: Fiat e Volkswagen dividiram o título de Automóvel; Sky e Net foram as vencedoras em TV por Assinatura; e Sadia e Nestlé foram as mais lembradas Fabricante de Alimentos.
Para Enor Paiano, diretor de publicidade do UOL, o prêmio, baseado em pesquisas realizadas pelo Instituto Datafolha, funciona como um termômetro do esforço das marcas para se consolidar frente ao público internauta e também do esforço de trazer para elas mesmas os atributos da internet. “Esse é um premio que não serve para avaliar diretamente o resultado de mídia online da empresa. O que ele mostra é como a marca é vista pelo internauta, porque só é entrevistado quem acessa a internet mais de três vezes por semana, e se a marca consegue trazer para si os atributos da internet – modernidade, agilidade, interatividade, segurança”, afirma o executivo.
Paula Costa, diretora de marketing telecom da Samsung, comemora as três categorias conquistadas pela empresa. “As conquistas refletem duas características da Samsung, a tecnologia superior e a ousadia no marketing, pois a empresa tem se transformado, sendo não só uma companhia de tecnologia, mas também de inovação”, avalia. É a primeira vez que a marca fatura a categoria Telefonia Celular/Aparelho no Top of Mind Internet, fato que, de acordo com a executiva, não aconteceu por acaso. “Digital para nós é de uma importância estratégica gigante e esse prêmio representa muito. No caso de celulares, temos aumentado vertiginosamente nosso investimento em digital e é muito legal ver como isso está retornando. É mais uma prova de que as ações estão dando certo”, diz
Já a Coca-Cola venceu a categoria Refrigerantes pela sétima vez seguida, o que representa a consistência do trabalho que a marca vem fazendo nos meios digitais, analisa Marco Antonio Nunes, gerente de conexões com o consumidor da empresa. “O meio digital para a Coca-Cola é uma plataforma de engajamento, de aproximação com o consumidor. O nosso público-alvo é, sobretudo, jovem e muito conectado. No digital, temos o complemento da mídia offline e buscamos engajar, envolver, fazer o consumidor entender os valores da marca”, afirma.
Na categoria de Fabricantes de Alimentos, a Sadia conquistou o prêmio ao lado da Nestlé pelo segundo ano consecutivo. A gerente de marketing da marca, Patrícia Cataruzzi, avalia que estar à frente do Top of Mind mostra que a estratégia está no caminho certo, pois já existe o reconhecimento do consumidor. “Se relacionar com o público pelos meios digitais é muito importante, faz parte da estratégia que temos trabalhado. Essa plataforma é relevante para Sadia, pois cada vez mais vamos nos aprimorando ao entender melhor como funciona o relacionamento com o consumidor”, finaliza.
Confira abaixo a lista de todas as categorias e de seus respectivos vencedores da 7ª edição do prêmio Top of Mind Internet.