Produto chega ao varejo por R$ 1099

 

A Samsung anunciou nesta quarta-feira (12) o primeiro ChromeBook brasileiro. O dispositivo foi desenvolvido em parceria com o Google e é a aposta da companhia sul-coreana para o que ela chama de “era pós-PC”. O produto é um híbrido entre notebook e tablet e chega ao mercado em um momento de queda nas vendas de notebooks. Segundo números da GfK, a categoria retraiu 12% no mundo todo no ano passado.

O ChromeBook tem teclado em português, sistema operacional Google Chrome OS – que dispensa atualizações e proteção antivírus – e armazenamento na nuvem. O dispositivo, com espessura de 1,75 cm, peso de 1,1 kg e bateria com duração de sete horas, chega ao varejo por R$ 1.099, e a expectativa da empresa é que ele inaugure um novo segmento no mercado. Nos Estados Unidos, a empresa tem 75% de share na categoria de ChromeBook.

“Enquanto os tablets estão estourando, o mercado de notebooks vem caindo no mundo todo. Mais pessoas estão guardando seus arquivos na nuvem e mais serviços online estão sendo lançados. O Samsung ChromeBook une a produtividade do notebook com a mobilidade e o entretenimento do tablet”, disse Tony Firjan, diretor de vendas da área de TI da Samsung Brasil durante evento de apresentação do produto, na sede da Samsung no Brasil.

Num primeiro momento, os produtos estarão disponíveis em 300 pontos de venda, restritos a lojas proprietárias da Samsung, às lojas da marca dentro de varejistas parceiros e à sua loja online. A principal atenção da marca no momento é treinar os promotores para explicar o produto. Ao todo, a companhia soma oito mil promotores no país. “Faremos investimento agressivo em marketing, mas com distribuição restrita. Esse é um produto que precisa de venda assistida, porque ele pode ser confundido com um notebook comum. Se o consumidor não entender o que é o ChromeBook, ele não terá uma boa experiência e se decepcionará”, explicou Paula Costa, diretora de mobile & TI da companhia.

A campanha publicitária está a cargo da Sapient+Nitro Brasil, que entrou para o pool da Samsung da área de mobile. As ações serão exclusivamente em digital e focadas nas ferramentas do Google. O objetivo é que o hotsite do produto atinja 1,3 milhão de views. Também estão programados roadshows por 50 universidades do estado de São Paulo para apresentar o produto para os estudantes, um dos públicos-alvo da empresa para o produto.