Britto assina desenhos inspirados no futebolDe olho na Copa do Mundo, a Sandisk, marca norte-americana de memória flash, irá lançar uma linha de pen drives assinada pelo artista brasileiro Romero Britto e inspirada no tema futebol. Os produtos chegam ao mercado em maio, um mês antes do início do mundial, e, inicialmente, serão vendidos somente na América Latina, com foco no Brasil.

O produto é um dos lançamentos da marca voltados para o país, considerado “uma operação muito importante”. “A região é um mercado crítico para nós. É a primeira vez que fazemos uma parceria dessas, com um artista local para o design de nossos produtos”, apontou Dinesh Bahal, vice-presidente de marketing de produtos da empresa.

O executivo esteve no Brasil para dois lançamentos globais da Sandisk, realizados nesta terça-feira (11), em São Paulo. A empresa apresentou um pen drive para smartphones Android (o Ultra Dual USB Drive) e um pen drive de 128 gigabites (o Extreme PRO USB 3.0). Em um teste conduzido durante o lançamento, o Extreme recebeu um arquivo de 1,8 gigabites em apenas oito segundos. Desempenho e velocidade são dois itens de maior relevância para a marca.

A apresentação dos produtos em primeira mão no Brasil indicam a força do mercado local. A Sandisk não divulga faturamento por região, mas dados da consultoria IDC mostram que o mercado brasileiro é o quinto maior no mundo nas áreas de TI e de telecomunicações, dois segmentos nos quais ela atua. De acordo com levantamento da IDC, o Brasil recebeu US$ 160 bilhões em investimentos dessas duas áreas em 2013, o equivalente a 48% dos aportes realizados em toda a América Latina e a 4% do investido em TI e telecom no mundo todo. Globalmente, o setor movimentou US$ 3,6 trilhões em 2013. “Temos uma série de gargalos, mas crescemos a taxas muito interessantes nas áreas de TI e de Telecom”, afirma Bruno Freitas, analista de mercado da IDC.

Na área de pen drives, o país é um mercado de quase R$ 1 bilhão. No ano passado, foram vendidas 32 milhões de unidades no varejo brasileiro. Somente no último trimestre as vendas somaram R$ 275 milhões, mostram dados da IDC. A Sandisk tem quase metade desse mercado, principalmente com a venda de produtos chamados Standards (de capacidade média).

Seu desafio para aumentar as vendas locais é elevar a participação de produtos de performance. “Os produtos de maior desempenho já são consumidos nos países desenvolvidos, mas esse é um segmento ainda muito pequeno no Brasil, até pela falta de portas 3.0 nos equipamentos eletrônicos daqui. Com a evolução dos dispositivos, crescerá a demanda por cartões de maior capacidade”, avalia Ana Luisa Toillier, gerente sênior de marketing da Sandisk.

O faturamento global da empresa em 2013 foi de US$ 6,2 bilhões e, desse total, ela investiu US$ 700 milhões em pesquisa e desenvolvimento. Ela atua exclusivamente na área de armazenamento, desde a fabricação de componentes de memória flash para a indústria de eletroeletrônicos até a venda de produtos no varejo, como cartões de memória, cartões microSD e pen drives. A companhia não tem planos no momento de atuar no armazenamento de arquivos na nuvem.

Campanha

A marca lançará uma campanha no Brasil no final de março. O conceito “Telling life’s stories from memory” estreou em agosto nos Estados Unidos e será ativada em redes sociais e em digital no país ao longo deste ano. A companhia ainda está escolhendo a agência responsável por adaptar o conceito. A ação é uma evolução da campanha “Don’t miss the moment”, de 2011.