Executivos do banco Santander apresentaram nesta terça-feira (27), em São Paulo, detalhes do processo de concorrência que definiu, em dezembro, as agências que cuidarão de suas  campanhas publicitárias a partir de 2015.

Conforme o propmark adiantou ainda em dezembro, após um mês e meio de briefings e workshops, a empresa optou por distribuir o atendimento da conta em duas agências. A Talent foi mantida e dividirá o trabalho com a Loducca. Além das duas vencedoras, estavam na disputa a Leo Burnett Tailor Made, a F/Nazca Saatchi & Saatchi e a Wieden+Kennedy.

O faturamento e a responsabilidade serão repartidos em uma proporção de aproximadamente 70% e 30%, com a fatia maior para a Talent.

Segundo o vice-presidente executivo de comunicação, marketing, relações institucionais e sustentabilidade do Santander, Marcos Madureira, “o processo foi claro do início ao fim e baseado no conceito de marketing do banco, caracterizado por três letras: SPJ. Simples, pessoal e justo”.

As agências assumem a conta com a missão de impulsionar tanto estratégias digitais quanto offline das campanhas do banco. Marcos Madureira, juntamente com a diretora de marketing, Paula Nader, e a executiva Gabriele Canettieri, que cuida das áreas de publicidade e marketing digital, afirmaram que a estratégia é incrementar o investimento em ações na internet e nas redes sociais. A empresa não divulga números, mas revela que o montante direcionado para mídias digitais já vem crescendo nos últimos anos e saltará dos 4%, gastos em 2011, para 20% no orçamento previsto para 2015.

Os executivos também destacaram a importância de estratégias de regionalização no mercado brasileiro e a redução da quantidade de temas abordados nas campanhas. Em média, já foram trabalhados até 20 assuntos diferentes em ações publicitárias durante um mesmo ano. No ano passado, esse número ficou em seis temas, tendência que será mantida nas campanhas deste ano. A ID é a agência do Santander para marketing de performance.