Com a pergunta ‘O que a gente pode fazer por você hoje?’ o Santander inaugurou, há três anos, um ciclo de comunicação que trabalhou de forma inédita uma instituição bancária dentro do formato de varejo. Abrindo portas para conversar de maneira mais direta e transparente com o público, a empresa se posicionou como uma prestadora de serviço e passou a falar sobre taxas e valores, recebendo publicamente às diversas críticas que chegaram aos canais da marca após o lançamento do slogan-questionamento.
Depois desse período, o banco lança sua primeira campanha institucional, criada pela Suno United Creators, e anuncia seu novo posicionamento de marca. “Entendemos que após esse tempo falando sobre tudo o que oferecemos, agora ganhamos o direito de falar da gente”, comenta Igor Puga, diretor de marketing do Santander.
Confira o vídeo ‘Nossa Chama’:
A partir de agora, as próximas peças da marca já trarão a nova assinatura da instituição, ‘O que nossa chama pode fazer por você hoje?’ – sendo que o termo ‘por você’ será substituído por diferentes palavras, como ‘pela sua ousadia’ ou ‘pela sua paixão’ dependendo do que será comunicado. Os materiais dão ainda protagonismo ao logo da empresa, representado por uma chama.
“Nosso novo momento é uma continuação do trabalho que já vínhamos fazendo”, revela Puga, reforçando ainda que o lançamento dessa campanha não significa que a empresa abandonará sua comunicação com características varejistas. “O que nos dá orgulho é não apenas beneficiar os nossos clientes, mas mexer com todo o mercado financeiro. Quem diria que o que começou com uma pergunta iria mexer tanto com um setor tradicionalmente estagnado?”, reflete.
De acordo com Puga, quando o banco decidiu trazer um questionamento ao invés de uma afirmação em seu slogan, apenas o Pão de Açúcar seguia modelo semelhante dentre as 100 maiores empresas do país. Já no último ano, o Itaú mudou seu posicionamento ‘Feito pra você’, que era utilizado há 20 anos, para ‘O que você está buscando?’. “Me sinto lisonjeado em ver o mercado se inspirando na gente. Mas muito mais do que falar de marca, nosso desafio é falar sem pudor sobre serviços financeiros para um público que não entende o nosso mercado, e isso é o que gostaríamos de ver mais por aí”, provoca o diretor.
A matéria completa que traz ainda os próximos passos e metas do Santander pode ser conferida na próxima edição impressa do PROPMARK.