Seguindo uma tendência de grandes marcas que têm dado o nome a espaços culturais em São Paulo, o Santander anuncia o lançamento do Teatro Santander, localizado no complexo que abriga a própria Torre do Santander e o Shopping JK Iguatemi, na zona sul da capital paulista. Sem revelar o valor do investimento, o banco comprou os naming rights (direitos de uso de nome) do teatro que foi construído pela WTorre (com o Grupo Iguatemi como sócio) e tem previsão de inauguração no primeiro semestre de 2015.
Literalmente no quintal da sede do banco, o Teatro Santander está sendo anunciado com um dos mais modernos da cidade e o primeiro do país com a proposta de ser um espaço multiuso – que pode receber tanto espetáculos da Broadway, como feiras, exposições, eventos em geral – graças a uma tecnologia com a instalação de poltronas rebatíveis, que permite transformar a configuração tradicional do teatro, como retirar as poltronas da plateia e dar lugar à colocação de mesas, por exemplo.
“Temos satisfação enorme de ter os naming rights do teatro porque ele tem tudo a ver com a nossa marca, representando qualidade, tecnologia e serviço e está em linha com nossa política de patrocínio à cultura. O teatro vai se tornar uma referência em São Paulo”, disse Marcos Madureira, vice-presidente de comunicação, marketing, relações institucionais e sustentabilidade do Santander.
O projeto é assinado pelo escritório de arquitetura americano Eskew+Dumez+Ripple (EDR), reconhecido por obras inovadoras como o Acadiana Center for the Arts e o Lulu Hilliard University Art Museum, ambos no estado de Louisiana. “Estamos muito felizes em participar desse projeto há três anos e de trazer para São Paulo uma nova experiência. Nossos projetos impactam as pessoas por meio de espaços como museus, teatros e salas de espetáculos. Acabamos de entregar um projeto parecido com esse em Nova Orleans, mas o Teatro Santander é ainda mais sofisticado”, contou Steve Dumez, sócio e diretor de design da EDR.
A ideia foi criar um espaço de impacto. “Nosso objetivo foi criar um espaço que não existia em São Paulo. O sistema de iluminação, de som e a possibilidade de receber, sem qualquer necessidade de adaptação, espetáculos da Broadway, o torna único no Brasil. E sem o patrocínio do Santander esse espaço não se tornaria realidade”, destaca Rogério Dezembro, diretor-geral da WTorre Entretenimento. O executivo acrescenta que São Paulo é um dos três maiores mercados do mundo em eventos, com mais de 200 peças em cartaz simultaneamente.
“Esse espaço é muito mais do que um teatro, mas para simbolizar esse espaço achamos que teatro seria melhor. Uma coisa era certa: teria a marca Santander. A discussão era sobre o que vinha antes”, completou o VP do Santander.
Respeitando as regras da Lei Cidade Limpa, o Teatro Santander vai trazer a marca do banco na fachada. “A lei tem várias restrições, mas também nos permite algumas aplicações. Teatro, assim como hoteis, é um ponto de destino e faz parte da exceção da lei”, contou Dezembro. Outra característica inovadora do Teatro Santander é sua arquitetura, que utiliza tijolos de vidro, beneficiando a entrada da luz do sol. “O vidro nos ajuda do ponto de vista ambiental, acústico e de iluminação. Esse espaço traz inovações numa escala difícil de encontrar. Estamos iniciando a fase de acabamento e vamos começar também a parte da instalação de equipamentos. É um projeto sem comparação no Brasil”, completou o diretor-geral do WTorre.
O VP do Santander acrescenta que será formado um conselho para escolher a programação do teatro. “Vamos trabalhar numa programação de interesse para a cidade, mas hoje ainda não temos definida. Esse teatro também vai servir para que possamos oferecer benefícios aos nossos clientes”.