Andiara: é preciso segmentar a publicidade e inovar nos modelos

 

Realizada pela ESPM para debater o universo digital, a Digital Week internacional chega à sua segunda edição esta semana, em São Paulo. O evento, que aborda as últimas tendências do marketing digital e e-commerce, conta com 50 palestrantes nacionais e internacionais, aprofundando-se em assuntos como mobile marketing, big data, inovação, marketing estratégico, desafios para o futuro, convergência digital, mídias sociais e seu impacto nos negócios, entre outros.

Andiara Petterle, da e.Bricks, falou sobre empreendedorismo digital no Brasil. A executiva destacou como está o cenário atual e como as pessoas precisam se adaptar a essa nova realidade para ser um empreendedor de sucesso. Segundo ela, é preciso estar atento a alguns pontos importantes como, por exemplo, os momentos de uso, a necessidade de personalizar as estratégias, de compartilhar, além da importância da interação. Andiara também destacou que outro ponto importante que é medir para conhecer o leitor/usuário a fundo, destacando que é preciso segmentar a publicidade e inovar nos modelos.

A executiva apresentou alguns dados que apontam que, atualmente, o empreendedor brasileiro é formado basicamente por homens (cerca de 75% do total), muitos deles jovens. Além disso, é possível dizer que São Paulo é o foco dos empreendimentos e representa 62% do total de empreendedores digitais. Também representa 93% dos empreendedores digitais no eixo Sul-Sudeste. Outro dado apresentado por ela é que mídia e conteúdo são os segmentos mais desenvolvidos entre os empreendedores digitais no Brasil.

Internet jurídica

O evento também contou com a apresentação de Renato Opice Blum, da Opice Blum Advogados, que falou das questões jurídicas que envolvem o segmento. Blum ressaltou que, hoje, são mais de 80 mil casos resolvidos no Brasil envolvendo a internet. Mas lembrou também que existem mais de 800 mil outros ainda em andamento. O advogado contou que entre os principais crimes estão as fraudes e as ofensas, além dos vazamentos de informação.

Outro ponto abordado por ele foi a importância das redes sociais. Segundo ele, cerca de 37% das empresas checam o perfil dos entrevistados antes de contratá-los. Ele lembrou ainda que o usuário deve ficar mais atento, porque cerca de 52% dos usuários postam fotos perigosas para a própria segurança.

Métricas

Leonardo Naressil, da DP6, também esteve presente. O profissional falou sobre “Métricas online”. Para ele, atualmente, vivemos a era do marketing guiado pelos dados, um marketing mais evoluído e automatizado, mas é preciso escolher a métrica certa a ser usada. Ele lembrou que, hoje, o consumidor interage com as marcas por muitos canais e as ferramentas de métricas estão se tornando centrais de comando. Mas disse que é preciso estar atento a alguns pontos. Segundo ele, não existe a melhor ferramenta, e sim a que mais se adequa à sua necessidade.

Neressil também falou que é preciso criar cultura, engajamento e disposição. Além disso, para o executivo, é uma mudança de cultura para uma cultura de mudança. Ele finalizou dizendo que, na dúvida durante a escolha da melhor métrica, comece com uma gratuita e invista em treinamento, depois parta para uma mais eficiente.

Atribuição

Mais um participante foi Edmardo Galli, da Ignition One, que ressaltou a importância do marketing de atribuição. De acordo com Galli, a atribuição é a prática de alocar valor parcial para cada jogador, durante a jornada do consumidor até a compra. Segundo o executivo, os usuários não consumem mídia de forma exclusiva, existem múltiplas exposições e múltiplos canais, que estão frequentemente envolvidos em uma única conversão. Outro ponto que ele destacou é que a atribuição, fundamentalmente, otimiza o seu plano de mídia, além de maximizar as estratégias. Além disso, toda a atribuição é baseada em engajamento.

Ainda estiveram no evento profissionais como Léo Xavier, da Pontomobi, que abordou o tema “Mobilize-se”; Rodrigo Prates, da Today, que falou sobre “Big data”; Yulia Smirnova, da CommerceBrain; e Franciso Assis, da TAM, entre outros.