Mostra será realizada em São Paulo de 16 de abril a 30 de junho

 

O acervo do Museu Olímpico do COI (Comitê Olímpico Internacional) em Lausanne, na Suíça, desembarca no Brasil para uma mostra inédita que passará por São Paulo e pelo Rio de Janeiro. A exposição interativa “Jogos Olímpicos: esporte, cultura e arte”, organizada pelo COB (Comitê Olímpico Brasileiro), reúne cerca de 300 peças que marcaram a trajetória dos Jogos Olímpicos da Era Moderna. O projeto é apresentado por Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Sesi-SP (Serviço Social da Indústria), Ministério da Cultura e Grupo Bradesco Seguros, com apoio da Panasonic.

Entre 16 de abril a 30 de junho será possível conhecer de perto, na Galeria de Arte do Sesi-SP, no edifício da Fiesp, objetos e imagens que contam a história do esporte internacional. O material exposto pertence ao COI, detentor do principal arquivo do mundo sobre o tema, e a um acervo reunido especialmente pelo COB. “Com o fechamento do Museu Olímpico do COI para obras de modernização, tivemos a oportunidade de trazer ao país peças que representam momentos marcantes da história moderna”, afirma Carlos Arthur Nuzman, presidente do COB e do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016. “O Brasil é cada vez mais o país de todos os esportes: do vôlei, da natação, da ginástica olímpica. E uma exposição como essa é mais um exemplo, mais um incentivo para a formação dos jovens campeões que o Brasil vai precisar para dar um salto no ranking de medalhas das Olimpíadas do Rio, em 2016”, ressalta Paulo Skaf, presidente do Sesi-SP.

Além da oportunidade de conhecer de perto tochas, medalhas e mascotes de diversas edições dos Jogos Olímpicos, os visitantes poderão apreciar peças raras, como a cópia do discurso proferido pelo Barão de Coubertin, em 1892, com a proposta de recriação dos Jogos Olímpicos; e a medalha do brasileiro Adhemar Ferreira da Silva, bicampeão olímpico nos jogos de Helsinque, em 1952, e Melbourne, em 1956. Entre os destaques mais recentes, está o uniforme do tenista suíço Roger Federer, utilizado na conquista da medalha de ouro em duplas nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008.