O Governo do Estado de São Paulo e a Federação Paulista de Futebol acabam de lançar a campanha “São Paulo contra o racismo”. O futebol tem sido palco de inúmeras manifestações racistas e por isso o projeto foi concebido pela Coordenação de Políticas para a População Negra e Indígena da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania.

A agência Mood assina a campanha, que tem o objetivo de conscientizar a população de que qualquer forma de discriminação é crime. Um cartão vermelho será distribuído ao público para ser usado durante as partidas. Com a hashtag #SPCONTRAORACISMO, um texto convida o torcedor a fazer parte do time e dar cartão vermelho para o racismo. Cerca de 80 mil cartões vermelhos serão entregues aos torcedores.

A campanha poderá ser vista no próximo domingo (19) nas duas partidas semifinais do campeonato. Quatro jogadores dos quatro times semifinalistas entrarão em campo vestindo a camiseta da campanha, com a estampa “São Paulo contra o racismo”. Com o apoio da Penalty, o logo estará presente na bola dos jogos, na camisa dos árbitros e nas braçadeiras dos capitães.

“Os dirigentes dos clubes foram muitos receptivos e abraçaram a iniciativa imediatamente. Assim que souberam da campanha os jogadores aceitaram gravar um vídeo com depoimentos para a campanha. Foram 78 depoimentos”, disse a coordenadora de Políticas para a População Negra e Indígena, Elisa Lucas Rodrigues.

Cinco clubes já estão participando da campanha: Sporte Clube Corinthians Paulista, São Paulo Futebol Clube, Sociedade Esportiva Palmeiras, Santos Futebol Clube e Associação Atlética Ponte Preta. Outros times ainda podem aderir.

Os jogadores Bruno Henrique, Fabio Santos e Gil do Corinthians; Arouca, Cristaldo e Vitor Hugo do Palmeiras; Elano, Ricardo Oliveira e Gabriel do Santos; Rogério Ceni, Ganso e Luis Fabiano do São Paulo; e Marcelo Lomba, Ivan Quaresma e Biro Biro da Ponte Preta, entre outros jogadores, participam dos 17 comerciais que serão veiculados na internet e nas redes sociais.

https://www.youtube.com/watch?v=XHDSkbuXvhQ

Ficha Técnica

Cliente: Governo do Estado de São Paulo – SubSecretaria de Comunicação

Agência: Mood

Título: SP contra o racismo

Diretor Criação/Head of Art: Felipe Silva

Criação: Hugo Seixas e Hugo Cacique

Convergência: André Félix e Rafael Martins

Atendimento: Augusto Cruz Neto, Andrei Croisfelt, Luana Ribeiro e Mariana Zanoni

Artbuyer: Rita Teófilo e Thiago Campos

Mídia: Eduardo Lellis, Sabrina Titto e Mariana Marques

Produção Gráfica: Julio Coralli e Dayane Souza

Aprovação cliente: Márcio Aith e Mariana Montoro