Trabalho duro. Esse é o lema dentro do SBT, que briga com a Record pela vice-liderança da TV aberta. Glen Valente, diretor comercial e de marketing do SBT, conta que a emissora de Silvio Santos garantiu o segundo lugar em São Paulo no mês de junho e vem repetindo o desempenho em julho. Nacionalmente, SBT e Record estão empatados tecnicamente em audiência.
No primeiro semestre do ano, o SBT informa crescimento de 13% no faturamento publicitário. “Como a gente estava num patamar de terceiro lugar de audiência, os anunciantes e agências não estavam prestando atenção. Agora, com uma audiência maior e uma programação consistente, o cenário mudou”, indica Valente. O executivo ressalta que um ponto que favorece o SBT é a empatia que tem no mercado. “Todo mundo torce pelo SBT, as pessoas têm uma empatia grande. Isso também ajuda”, disse ele, acrescentando que o crescimento do primeiro semestre ficou acima do planejado.
Segundo o diretor comercial, a virada rumo ao segundo lugar de audiência começou em junho, com a estreia da novela infanto-juvenil “Carrossel” (que registra entre 13 e 17 pontos no Ibope) no mês anterior. “O impacto de Carrossel é importante, mas o resto da programação está melhorando como um todo”, afirma ele. Valente destaca que o plano da emissora é manter uma programação consistente e uma grade estabilizada. “A estratégia é manter a consistência e continuar trabalhando duro”, reforça. Ele conta que o telejornal “SBT Brasil” também dobrou de audiência.
Para o segundo semestre, a aposta do SBT é na nova temporada do reality show “Supernanny”, exibido aos sábados. “É um programa de alta qualificação e boa audiência. A gente acredita que vai melhorar a audiência de sábado, que ficou mais forte”. Neste semestre, o SBT prevê um crescimento entre 10% e 13%.
Valente confirma que o sucesso de audiência é proporcional ao volume do investimento publicitário — a TV aberta aumentou sua concentração no bolo publicitário, com 55% e um total de R$ 24 bilhões no primeiro semestre, segundo o Monitor Evolution, do Ibope. “A concentração em TV aberta continua”. O executivo ressalta que a meta do SBT é voltar para o segundo lugar, atrás da Rede Globo, e não sair mais.