A AACD lançou nesta quarta-feira (9) a campanha do Teleton 2020. A comunicação divulga a 23ª edição da maratona solidária que tem como objetivo arrecadar recursos para a instituição e divulgar a causa da pessoa com deficiência física. Já é possível fazer doações por meio do site e pelos telefones do 0500. A comunicação foi cocriada pela Avellar.

Os parceiros já confirmados até o momento na Campanha AACD Teleton 2020 são Assaí, BB Seguros, Drogasil, Hipercard e Riachuelo.

A agência responsável está focada em auxiliar o terceiro setor. “Essa era uma ideia antiga nossa e que com a chegada de alguns nomes na empresa, nós conseguimos colocar em prática. O trabalho com a AACD será a primeira de muitas que queremos desenvolver dentro da agência no futuro e com a nossa experiência em digital, acreditamos que podemos ajudar de fato esse setor”, afirma Rapha Avellar, fundador da agência. “Para isso, a gente entende que foi super importante olhar esse universo (a causa do capacitismo) e a AACD tem esse lugar de fala. Ela luta pela inclusão de pessoas com deficiência há 70 anos. Então, a ideia é extrapolar os atendimentos físicos e a gente fazer uma ação que realmente mude a sociedade”, completa.

Durante coletiva de imprensa virtual, o CEO da AACD, Valdesir Galvan, confessou temor de conseguir realizar o evento durante a pandemia.

Segundo o executivo, houve aumento na demanda de insumos, equipamentos de proteção individual, além do impacto físico. Sem falar que, de acordo com o próprio CEO, muitos pacientes são grupos de risco, o que dificultou o ano de 2020 da instituição.

O aumento da necessidade de arrecadação também foi mencionado por Edson Brito, superintendente de marketing e relações institucionais da AACD.

“Tínhamos uma necessidade de captação de R$ 80 milhões”, afirma. Com a pandemia, houve um incremento de R$ 50 milhões. “Nossa necessidade é de R$ 130 milhões”, complementa.

Pela primeira vez, o canal de doação 0500 funcionará durante quatro meses passa a ficar disponível entre hoje e 31 de dezembro. “Este ano, a Anatel em caráter de exceção liberou o 0500 por 120 dias. Eles entenderam a nossa necessidade”, explica Brito.

Apesar dos valores supracitados, a organização resolveu não estabelecer metas em 2020 por causa da crise provocada pela pandemia da Covid-19.

O papel do SBT

Pela primeira vez, o programa será “90% remoto”, conforme explicou a diretora do Teleton no SBT, Norma Mantovanini.

“A ficção virou realidade com a pandemia. Tirou as pessoas das ruas. Afastou os pacientes da AACD, de suas unidades. Afastou a plateia dos programas de televisão”, explica.

O programa irá acontecer entre 6 e 7 de novembro. No primeiro dia, irá das 22h30 às 1h30. Na sequência, além de boletins das 7h a 14h, o programa irá das 15h45 às 22h.

Serão dois apresentadores. “Distantes um do outro”, destaca Norma.

Os padrinhos do evento, a apresentadora Eliana e o cantor Daniel, estarão presentes logo na abertura, assim como Celso Portiolli e Maisa, os padrinhos digitais do Teleton.

A música tema será “Pra ser Feliz”, do próprio Daniel.

A tradicional bancada de influenciadores também será remota. Já o SBT Games aposta em engajar gamers para coletar doações. O formato ainda está em estudo, mas “a ideia é trazer a naturalidade da ação da pessoa. Ela pode não ter os braços e ela joga com os pés”, relata. “Será um programa novo. É um grande desafio”, diz a diretora.

Todas as doações feitas durante a Campanha AACD Teleton são fundamentais para o trabalho da Instituição, que somente nos últimos 10 anos realizou cerca de 10,5 milhões de atendimentos, sendo cerca de 80% via SUS, ou seja, sem nenhum custo direto aos pacientes.

Hoje, a AACD conta com nove unidades localizadas nos estados de São Paulo, Pernambuco, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Também tem na sua estrutura cinco oficinas ortopédicas e um hospital ortopédico. Tem buscado firmar parcerias com entidades da sociedade civil de outras partes do Brasil, para levar o padrão AACD de qualidade e atendimento a quem mais precisa.