Festival, que completa 60 anos em 2013, terá apoio de SBT, Abril Mídia, FilmBrazil e Pontomobi

 

Empresas brasileiras marcam presença no Cannes Lions 2013, que acontece entre os dias 15 e 22 de junho em Cannes, na França. O SBT fechou patrocínio à área de Film, a mais tradicional do Festival Internacional de Criatividade. Esta é a primeira vez que uma emissora brasileira apoia oficialmente a área. Já a Abril Mídia, que comanda as empresas Editora Abril, MTV, Abril Mídia Digital, Elemidia e Alphabase, anunciou que apoiará Press.

De acordo com a Abril, foi o bom desempenho do país que a levou a patrocinar a área que premia os melhores anúncios publicitários do mundo. No último ano, o país foi o grande vencedor da categoria, com 18 Leões, sendo um de ouro, seis de prata e 11 de bronze. “Nossa força criativa é reconhecida no cenário internacional. A Abril Mídia, como o principal player de revistas no país e meio de veiculação de campanhas impressas, valoriza essa conquista. O patrocínio da categoria Press está alinhado com nosso posicionamento de valorizar a criatividade”, declarou Thaís Chede Soares, diretora geral de Publicidade da Abril Mídia, em comunicado à imprensa. Com a Editora Abril, a companhia detém a liderança do mercado editorial no país, com 54,3% de share de circulação.

O patrocínio da área de Press refletirá também no Prêmio Abril de Publicidade: neste ano, os vencedores do Grand Prix de Criação Revista e do Grand Prix de Mídia serão contemplados com viagens para o festival. O SBT também levará para Cannes a agência e o anunciante responsáveis pelo filme vencedor do prêmio O Melhor Comercial do Brasil, promovido pela emissora.

A estratégia do SBT inclui ainda a cobertura jornalística do Cannes Lions. Notícias sobre a 60ª edição do Festival serão exibidas no “SBT Brasil”, “Jornal do SBT” e no portal da emissora, com a presença de um correspondente direto da Riviera Francesa. “É uma forma de reconhecermos o trabalho do mercado que tanto nos prestigia, mostrando que valorizamos a boa e criativa propaganda, fruto da livre iniciativa comercial”, afirmou Glen Valente, diretor comercial e de marketing da emissora.

Mais brasileiras

Outras organizações brasileiras que marcam presença no festival são Pontomobi e a FilmBrazil. A Pontomobi, maior empresa de mobile marketing e mobile advertising da América Latina, foi a responsável pelo aplicativo do Cannes Lions em 2011 e é a segunda vez que patrocina o evento. Já a FilmBrazil, responsável pela promoção da indústria de produção nacional no exterior, é a patrocinadora máster da edição de 2013, além de patrocinar também a área de Film Craft, que premia a produção publicitária. Entre as patrocinadoras internacionais estão Twitter, Microsoft Advertising, Ogilvy & Mather, CNN, USA Today, Cheil Worldwide e AKQA.

As inscrições de trabalhos para concorrer no festival estão abertas desde o último dia 24 e se encerram em 28 de março. Anualmente, o Cannes Lions recebe uma média de 34 mil inscrições que concorrem a Leões nas áreas de Film, Print, Outdoor, Cyber, Radio, Design, Promo & Activation, Film Craft, Mobile, Branded Content & Entertainment e Titanium and Integrated Advertising. Também são premiadas as melhores ideias em Media, Direct, PR e Creative Effectiveness.