O desafio de Luiz Barreto, assim que assumiu, em setembro do ano passado, a direção geral do SBT Interior foi, entre outras coisas, unir a equipe de profissionais em busca do aperfeiçoamento permanente. Nos últimos dez meses, no entanto, a TV passou por uma verdadeira transformação. “A revolução começou dentro de casa. Encontrei um time sensacional que precisava de um líder e de um norte.”
De acordo com o executivo, que possui uma carreira de 25 anos de atuação na indústria da comunicação (sendo parte desse tempo como diretor de marketing da TAM), o SBT Interior é uma afiliada com atitude e estratégia de cabeça de rede.
A estratégia de negócio está baseada na grade de programação local. Os programas e quadros produzidos pela emissora foram testados e aprovados pelo público nos programas nacionais. “A diferença é que, ao invés de assistir uma família da baixada fluminense sendo contemplada com algo, o telespectador do SBT Interior assiste uma família local tendo sua casa reformada.”
A grade contempla, de forma harmônica, as atrações da rede com 15 programas locais. São três telejornais diários ao vivo, programas femininos, de esporte, de entretenimento e prestação de serviços.
A área de cobertura do SBT Interior atinge 199 municípios no oeste e noroeste paulista, com mais de três milhões de habitantes. Ao todo, são 11 equipes de jornalismo cobrindo os principais acontecimentos e demandas da população de toda a região. Além dos estúdios da sede, em Araçatuba, a TV tem estrutura completa, incluindo estúdios em Presidente Prudente e São José do Rio Preto.
A expectativa, segundo Barreto, é que a marca tenha um crescimento de 50% neste ano em relação a 2014. “Nós trabalhamos dentro da visão de que existem nichos, não pensamos em crise”, destaca.
Parceiros
Outra estratégia que está sendo usada para reposicionar a afiliada é convidar parceiros, agências e grandes anunciantes para discutir tendências, oportunidades e o papel da TV aberta. Para isso, foi criado um evento proprietário – Seminário Marketing & Business. No evento, importantes executivos de marketing de grandes empresas, como Grupo Pão de Açúcar, Citroën e a rede hoteleira Accor, conhecem a realidade da região e compartilham suas experiências e observações sobre os mercados em que atuam.
Ainda este ano, o SBT Interior lançará o novo portal de notícias e um aplicativo que permite acessar o conteúdo da programação pelo próprio celular. Como forma de aproximar e interagir com o telespectador, a TV está fortemente presente nas mídias sociais, especialmente no Facebook e no YouTube.
Em paralelo, foi lançada uma TV corporativa para que o público interno possa disseminar, de forma rápida e uniforme, todas as transformações que estão ocorrendo na emissora. São exibidos vídeos inspiradores e há também a valorização dos colaboradores, por meio do quadro “Bastidores”. Mensalmente, um colaborador conta sua história de vida, experiência profissional, planos e sonhos.
A emissora também se preocupa em realizar ações sociais. No primeiro semestre de 2015, foram oito entidades apoiadas, 18 mil pessoas envolvidas e mais de R$ 500 mil em espaços cedidos para divulgação das campanhas beneficentes.
O objetivo de Barreto é ainda mais ousado: fazer com que o SBT Interior seja a maior e mais lucrativa afiliada do Sistema SBT até 2020. “Neste caminhar, está o posicionamento correto da marca SBT, o fortalecimento do relacionamento comercial com as agências e anunciantes, a perenidade da vice-liderança, o investimento na digitalização/sinal HD, e a construção da nova sede da TV (a pedra fundamental será lançada em 2017), em um terreno de nove mil metros quadrados, em Araçatuba”, conta o diretor.