Inaugurado em 19 de agosto de 1981, o SBT ao longo dessas quatro décadas mantém o perfil popular, com uma programação voltada a shows de variedades, novelas e quadros humorísticos, consolidando-se na vice-liderança de audiência na TV brasileira. A emissora surgiu ancorada no Programa Silvio Santos, que na época da inauguração já era há décadas uma das atrações de maior audiência nos lares brasileiros.

O SBT sempre investiu em apresentadores famosos para comandar a sua programação, algo que continua nesse início de quarta década. Destaque para o vespertino Vem Pra Cá, com Patricia Abravanel e Gabriel Cartolano, que mescla variedades, informação e muito bate-papo, com a participação de especialistas nas mais diversas áreas e reportagens que desvendam um pouco mais a imensidão do Brasil.

Há dois anos, o SBT vem fazendo grandes investimentos no departamento de esportes. O Arena SBT, sob comando de Benjamin Back, Mano, Cicinho e Sheik, tornou-se o novo hábito do telespectador apaixonado por futebol. Nadine Bastos foi contratada para a análise de arbitragem de todos os jogos. Nas manhãs de domingo, Luiz Alano apresenta o SBT Sports, com a rodada da semana. Téo José destaca-se à frente das transmissões mais importantes em torneios internacionais com a aquisição da Copa América, Libertadores da América e Champions League.

O Programa Silvio Santos reúne mais de 60 anos no ar, sendo a mais antiga atração de auditório da TV brasileira. Dentre os diversos quadros atuais, traz o divertido Jogo dos Pontinhos, com Patricia Abravanel, Alexandre Porpetone, Helen Ganzarolli, Flor Fernandez e Mara Maravilha, e as Câmeras Escondidas, sucesso que viaja o mundo e bate recordes de visualização em novas plataformas.

Atualmente, a rede de emissoras afiliadas ou retransmissoras do SBT cobre 198 milhões de telespectadores e 69 milhões de lares. Conta com 110 emissoras em todo o país, que têm 24 horas de programação diversificada com participação de 11% na Grande São Paulo e 10% no Brasil. O SBT destaca-se na televisão aberta como referência em produções infantis e programas de auditório.

TVZYN
Em meados de maio de 2020, o SBT lançou a TV ZYN, um projeto pioneiro e multiplataforma para YouTube, TikTok, Twitter e Instagram, direcionado ao público infantojuvenil. Com uma imersão no universo da geração Z, em janeiro deste ano, a plataforma completou oito meses no ar e alcançou quase cinco milhões de seguidores na soma de todos os players digitais em que está disponível.

Só no canal do YouTube, são mais de dois milhões de inscritos; 999 vídeos disponíveis; 220,6 milhões de visualizações e 26,7 milhões de horas assistidas. Com a ascensão dos números, a TV ZYN aumentou a frequência de conteúdos nas diferentes mídias, como no Instagram, com novos IGTV e Reels, no TikTok e contou com a estreia no Twitter. “Nesses primeiros meses de crescimento exponencial colhemos muitos aprendizados, cases e resultados, como mostra a liderança no YouTube”, disse Fred Müller, diretor de negócios e marketing do SBT.

Entre as principais ações comerciais desenvolvidas no período, destaca-se o reality show Projeto Barbie: o novo elemento Zyn, branded content para a Mattel. Foram seis episódios veiculados no canal do YouTube da TV ZYN, sendo o último também exibido na TV, durante o Sábado Animado. Já entre os últimos lançamentos da plataforma, estão a estreia do quadros Crushzyn e Meu Clipe Favorito, o início da produção de uma web-série inspirada em Friends, além de novos formatos que mostrarão o dia a dia das influenciadoras e seus familiares.

Arena SBT, com participação de Sheik, Téo José, Benjamin Back, Cicinho e Mano, tornou-se o novo hábito do telespectador brasileiro apaixonado por futebol/Foto: Divulgação