Com o objetivo de intensificar o relacionamento de suas afiliadas com o mercado publicitário paulista, o SBT Nordeste – rede presente em oito estados com dez emissoras – reuniu nesta terça-feira (15) profissionais de agências, anunciantes, executivos e artistas da emissora em evento no Jockey Club, em São Paulo.

A rede mostrou ao mercado publicitário o potencial consumidor do nordeste que apresenta um desenvolvimento exponencial, principalmente entre as classes C e D, principais público-alvo do SBT Nordeste. “O nordeste apresenta um crescimento chinês. É o mercado que mais cresce no Brasil. As marcas têm que olhar com mais cuidado para esse consumidor e adotar uma comunicação mais específica, com ações diferenciadas nos pontos-de-venda e até em embalagens diferenciadas”, disse Luiz Lara, presidente da Lew’LaraTBWA.

As afiliadas do SBT Nordeste têm, em média, cinco horas diárias cada uma dedicada à programação local, ou seja, 30% da grade é dedicada a programas regionais. “O SBT sempre incentivou a programação local e essa é a diferença com outras redes porque a cultura local tem que ser preservada”, afirmou Rubens Pássaro, executivo de rede do SBT.

Segundo Rodolfo Torinho, diretor superintendente do Sistema Jornal do Comércio Comunicação – rede de Pernambuco filiada ao SBT – o mercado nordestino deve fechar o ano com um crescimento entre 8% e 10% e está positivo em relação a 2010, já que o Carnaval e São João são as datas comemorativas que chegam a registrar um aumento de 60% de venda de espaço publicitário. “Os anunciantes nacionais, principalmente, são os que mais nos procuram porque estão percebendo o crescimento do nordeste e das classes C e D”, observou Torinho.

Para compor a festa, foram convidadas personalidades da região, como a baiana Dada, que assinou o buffet com comidas típicas, e o cantor e compositor Moraes Moreira em um pocket show.

por Maria Fernanda Malozzi