O SBT espera para 2015 um crescimento parecido com o de 2014 – algo em torno de 5% e 6%. “O ano passado foi atípico. Todo mundo cresceu no primeiro semestre e estacionou no segundo. O processo deverá ser invertido em 2015”, diz Glen Valente, diretor comercial e de marketing da emissora, afirmando que o crescimento deve acontecer a partir do segundo trimestre.
Para atrair os anunciantes, a emissora tem apostado na consistência. “Nossa grade tem um planejamento sólido de repetir o que deu certo no ano anterior. Essa fórmula de consistência foi feliz em 2014. Isso tem tranquilizado o mercado”, explica o executivo. Esse posicionamento tem se repetido há cerca de cinco anos, depois de uma fase de instabilidade. Um dos destaques é um time de peso de apresentadores, que trazem bom retorno ao canal. “Cerca de 15% da nossa receita vem de merchandising”, diz
A meta da emissora é manter a audiência nas 24 horas de programação. “Algumas de nossas concorrentes têm horários vendidos para igrejas, por exemplo. O SBT não. E é vice-líder na madrugada”, ressalta Valente.
As telenovelas continuam com lugar de destaque este ano na grade da emissora. Em março, “Rebeldes” dá lugar à reprise do “Carrossel”. No segundo semestre, “Chiquititas” será substituída por “Cúmplices de um Resgate”, sucesso mexicano adaptado para o Brasil por Iris Abravanel. O sucesso das telenovelas infantojuvenis é tanto que em abril a emissora pretende colocar no ar uma loja virtual para comercializar os produtos licenciados.
Também em abril, o reality show “Cozinha Sob Pressão” estreia a segunda temporada. Os patrocínios estão sendo fechados. Valente afirma que “é uma fórmula que deu muito certo”.
Além da programação, que foca nos pilares comunicação, entretenimento e família, outra preocupação da emissora é incentivar a interatividade com os espectadores. O SBT é a emissora que mais engaja no Facebook, segundo o executivo. São oito milhões de fãs. No Twitter, praticamente todos os dias algum assunto ligado à emissora está entre os trending topics.
Recentemente, o site do SBT também foi reformulado para dar mais destaque aos vídeos e facilitar o acesso dos espectadores ao conteúdo da emissora. Um canal também está disponível no YouTube. “A gente acredita em uma plataforma aberta. Em vez de ter de ficar pedindo às pessoas que tirem o conteúdo do ar, preferimos rentabilizar essas publicações”, conclui Valente.