Para reforçar seus laços com o mercado publicitário, o SBT lança a segunda edição do prêmio “Melhor Comercial do Brasil”, onde agências e anunciantes que veicularem filmes na grade da emissora até o fim de 2012 concorrerão a uma viagem e participação com tudo pago no Cannes Lions 2013. Nesta segunda edição, a emissora espera uma maior popularidade. “A expectativa é que o número de comerciais na disputa seja ainda maior”, afirmou o diretor comercial e de marketing do SBT, Glen Valente.
Na última edição, que teve sua festa de premiação em abril, 30 peças foram selecionadas, dez foram classificadas como finalistas e um júri composto por nomes do trade escolheu “Pôneis Malditos”, da Lew’LaraTBWA para a Nissan, como o comercial vencedor. AlmapBBDO, Ogilvy, F/Nazca S&S e Leo Burnett Tailor Made estavam entre as finalistas. “Nós sempre estivemos mais próximos dos profissionais de mídia e de negócios. Agora, queremos estreitar relações daqueles que levam uma série de novidades ao público e podem explorar a flexibilidade da grade a seu favor”, disse José Roberto Maciel, vice-presidente do SBT, durante a cerimônia anterior.
À época, participaram do júri nomes como Hugo Rodrigues (Publicis) – que presidiu o júri –, Ezra Geld (JWT), Jose Henrique Borghi (Borghi/Lowe), Mario D’Andrea (Fischer & Friends), Mônica Carvalho (DM9DDB), Paulo Camossa (AlmapBBDO), Raul Doria (Cine), Ricardo Chester (Africa) e Thomas Roth (Lua Nova), entre outros.