Como não possui os direitos de transmissão dos jogos da Copa do Mundo deste ano, o SBT resolveu apostar em jogadores que já ajudaram a trazer a taça para o Brasil. Edmílson, pentacampeão em 2002, Paulo Sérgio, tetracampeão no torneio conquistado em 1994 nos Estados, são alguns dos nomes contratados pela emissora para fazerem parte da seleção que vai trazer as notícias do mundial por meio dos programas. O time ainda é reforçado pelo técnico Joel Santana e o ex-meio-campo Deco, com passagens por Barcelona e seleção portuguesa. “O SBT irá adequar a grade com a transmissão dos jogos mais importantes, visando manter a audiência do horário ou minimizando a migração”, revela Henrique Casciato, diretor nacional de vendas do SBT.
Um dos programas voltados para o futebol e que deverá ser o carro-chefe da emissora para falar sobre as partidas da Copa do Mundo será o “Arena SBT”. A atração, que mistura humor, música e esporte, quebra as barreiras do jornalismo esportivo tradicional para encarar com outro olhar o programa de entretenimento voltado para o esporte. Na apresentação estão o jornalista e comentarista Thomaz Rafael, o jornalista, atleta e comediante Smigol, a apresentadora Livia Andrade, o humorista Alexandre Porpetone e os comentaristas Gavião e Edmílson. O programa debate os lances das rodadas, os lances inusitados, além das enquetes humorísticas, participação do público e muita opinião sobre a Copa do Mundo.
Mas a estratégia do SBT vai mais além. “Uma ampla cobertura jornalística sobre o tema já está planejada com cinco equipes e apoio de todas as emissoras do SBT, garantindo informação sobre todas as seleções, em todas as capitais, estádios, pré e pós-jogo. Além de uma equipe de comentaristas para os programas que tratarão do ambiente dos jogos”, revela Casciato.
O diretor nacional de vendas da emissora percebeu que o ambiente da Copa do Mundo nos canais que irão transmitir o evento ficaria “contaminado” pelo ambiente mais futebolístico e masculino. “Percepção que se confirmou após a verbalização de alguns anunciantes dos segmentos femininos sobre o assunto e, mais ainda, com a efetivação de vários contratos de mídia para o período no SBT”, afirma. “Isso nos garantiu faturamento e tranquilidade para tratarmos do período com a competência que o mercado cobra e merece”, completa o executivo.
Programas
Em março deste ano, o SBT anunciou a nova grade de programação para este ano. Uma das novidades é o programa “Esse artista sou eu”, comandado por Márcio Ballas. A atração é um formato da Endemol adquirido pelo SBT para integrar a grade de programação da emissora. Sucesso em mais de 20 países com o nome “Your face sounds familiar”, o talent show traz uma competição entre celebridades, que precisam realizar performances semanais para imitar outros famosos, da caracterização à maneira de falar, cantar e até de dançar. Os participantes serão avaliados por jurados no decorrer de cada desafio para que, no final, apenas um seja escolhido como o melhor imitador.
Outra novidade foi a confirmação da segunda temporada de “Menino de Ouro”, um reality caracterizado como um programa social, que mostra a paixão nacional por meio de centenas de pequenos boleiros brasileiros em busca da real oportunidade de se tornar um profissional do futebol. Os 13 episódios, um a mais do que no ano passado, mostram os desafios técnicos e a batalha emocional e física destes garotos.
A série é comandada pelo ex-jogador Paulo Sergio e Karina Bacchi é a repórter de campo responsável por visitar a casa de cada um dos garotos, enquanto os técnicos e campeões do mundo Zetti e Edmilson elegem os 22 garotos que vão seguir na competição. Além de receberem orientações dos treinadores, os meninos passam por rigorosos treinos técnicos e físicos comandados pelo auxiliar Marco Aurélio Buchaim Regos. O vencedor será o Menino de Ouro e terá a oportunidade de treinar com uma grande equipe paulista: Corinthians, Palmeiras ou São Paulo.
Otávio Mesquita voltou para o SBT depois de 14 anos fora. Ele retorna para comandar o “Okay Pessoal”, um programa com cultura, diversão, tecnologia, moda e informação. Grande contratação da emissora, Danilo Gentili comanda o “The Noite”, atração com entrevistas e música – sempre comandada pela banda Ultraje a Rigor, de Roger Moreira. “A receptividade dos novos programas está acima da nossa expectativa em termos de audiência e em termos de retorno comercial”, revela Henrique Casciato.