A Score Group chamou a atenção no Popai Brasil deste ano. A agência assegurou sete troféus na competição do capítulo brasileiro da Associação Global de Marketing no Ponto de Venda. Especializada em shopper experience e foco em ações nos pontos de venda, implementou um realinhamento interno que está sendo visto pelos clientes como se fosse uma nova empresa.
A medida, nas palavras do executivo Brito Jr., sócio e CEO da agência, que surgiu há dois anos, após a compra da The Market Store, vai eliminar barreiras e garantir mais eficiência aos processos. A partir de agora, não há mais departamentos de atendimento, criação, planejamento, produção e operações, por exemplo. São seis células que funcionam como miniagências com cerca de 15 profissionais cada e com autonomia para coordenar de forma holística os trabalhos. Todos participam do briefing até a entrega final. Cada um desses núcleos tem capacidade para atender até três clientes como Ambev, BRF, FCA (Fiat e Jeep), Mondelez, Sanofi, Fiat e a recém-chegada Asics. Para as marcas da FCA já está trabalhando na organização dos stands no Salão do Automóvel deste ano.
“A nossa grande mídia é o PDV. Por isso é fundamental que os trabalhos estabeleçam conexão com os shoppers nesse ambiente decisivo para a concretização de negócios. A reorganização foi muito bem recebida pelos clientes. Temos de ter conhecimento do shopper para o PDV ser amigável e interativo. As marcas têm a expectativa de que a agência produza uma experiência efetiva. Isso se reflete na longevidade dos relacionamentos que temos: com a Ambev há 18 anos e com a Fiat há 15”, explica Brito Jr.
A competitividade é uma realidade no mercado de live marketing, principalmente pelas negociações “duras e difíceis”. Segundo Brito Jr., porém, quem vende e entrega relevância tem acesso a recompensas como a fildelização.
“As coisas têm de ser realizadas não por oportunidade, mas com planejamento consistente. O sistema de células envolve todo ecossistema. Antes, a criação ficava restrita ao seu core e dependente do que o atendimento lhe solicitava. Não temos essa limitação. A dinâmica agora é 360º, seja uma ação de marketing de incentivo, produção de um brinde, stand etc. Com o máximo controle, caso contrário perde-se o foco da relevância. Repito: o nosso negócio é produzir experiências para os shoppers. Não dá para viver apenas de concorrências”, enfatiza Brito Jr.
Cada uma das células conta com o apoio de uma central de diagnósticos formada por profissionais sêniores para dar suporte a temáticas específicas, da criação ao planejamento estratégico.
“São facilitadores que estão a serviço de quem está mais dedicado ao dia a dia. Essa experiência é essencial para a fluidez do novo modelo, pois conhecem planejamento, criação, produção, qualidade e desenvolvimento de produtos. Além desse apoio técnico, a Score Group tem um back office que se responsabiliza pela parte burocrática, administrativa e financeira, liberando as células para se concentrar no core business”, finaliza Brito Jr.
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