Doria: é preciso retomar o processo de crescimento“Nós conseguimos reunir todos os principais CEOs e empresas de renome. Esta é a melhor oportunidade para ativar networking, adquirir confiança neste mercado promissor e perceber as melhores perspectivas para o setor.” A frase do empresário João Doria Jr. reflete o que o presidente do Lide (Grupo de Líderes Empresariais) – que ao lado da Editora Referência e do jornalista Adonis Alonso promove, entre os dias 15 e 17 de agosto no Hotel Sofitel Jequitimar, no Guarujá (SP), o 5º Fórum de Marketing Empresarial – pensa sobre o mercado brasileiro. É hora de adquirir confiança para retomar o crescimento.

O assunto deverá ser debatido à exaustão durante o encontro no litoral paulista. Primeiro pelo próprio tema central do evento: “O Brasil no mundo global: limites e oportunidades”. E segundo porque o país estará a menos de dois meses de realizar sua sucessão presidencial – outro tema que foi muito comentado por Doria na semana passada.

O empresário esteve, na segunda-feira (28 de julho), no centro do tradicional programa “Roda Viva”, da TV Cultura, entrevistado por uma banca de jornalistas de negócios. Lá, afirmou que “o mercado nacional está profundamente debilitado” e assinalou que “não há terrorismo eleitoral e nem partidarismo, mas a realidade é que a situação atual está mal”. “É preciso retomar o processo de crescimento, deixando de basear a política econômica no incentivo ao consumo”, disse.

Para o presidente do Lide, órgão que reúne mais de 50% do PIB nacional por meio de cerca de 1,6 mil corporações, “se a situação se mantiver, um dos próximos problemas a ser enfrentado pelo governo será a volta do desemprego”. “Estamos a um passo de isso ocorrer”, afirmou, com a autoridade de quem conhece a opinião do empresariado em relação à política econômica atual. “Se o time está perdendo, tem que trocar o técnico”, salientou, defendendo reformas mais elaboradas, dialogadas e amplas. “Do jeito que está nada progride e nada avança. O presidente a ser eleito vai ter que se preparar para promover sérias reformas tributárias e políticas no país”, concluiu.

O tema “O Brasil no mundo global: limites e oportunidades” não só irá nortear o Fórum como também será tema de uma das palestras mais aguardadas do encontro – a do chairman do Grupo ABC, Nizan Guanaes, outro profissional acostumado a lidar no dia a dia com alguns dos principais anunciantes do país. Além dele, estão confirmadas apresentações de Lilian Miranda, vice-presidente de comunicação e marketing da Nestlé, que irá falar sobre “Comunicação em linha direta com consumidor”; Andrea Cordeiro, diretora de marketing institucional do Itaú-Unibanco, com o tema “O legado e as lições de marketing da Copa para o Brasil”; Luiz Eduardo Baptista, o Bap, presidente da Sky, que irá abordar “O valor da marca e o compromisso que ela estabelece com o bom serviço”; e do empresário e cartunista Mauricio de Sousa, com “Marketing multimídia e sua eficiência para vender”.