Com papel relevante no país, responsável pelos canais de comunicação e publicidade do Governo Federal, a Secretaria Especial de Comunicação Social da Secretaria de Governo da Presidência da República (Secom) terá ainda mais holofotes com a gestão do presidente Jair Bolsonaro.
Por meio de decreto publicado no Diário Oficial da União, na última quarta-feira (2), o governante determinou que a Secom passará a administrar as contas pessoais das mídias sociais do presidente. O decreto, no entanto, não deixa claro se Bolsonaro vai se ausentar completamente da missão, ou se vai dividir a responsabilidade com assessores da pasta.
Nesta semana, a Secom voltou a ganhar o noticiário depois que Bolsonaro utilizou seu perfil no Twitter para divulgar a nova logo marca do Governo Federal. Com o mote “Pátria Amada, Brasil”, o filme de 30 segundos faz menção à eleição presidencial de 2018, trazendo como fundo a bandeira nacional, que ganhou novos contornos.
Na postagem, Bolsonaro ressalta que a peça foi lançada exclusivamente na internet, o que teria tornado mais barata a distribuição da comunicação. “A parte mais importante é que a divulgação está sendo lançada na internet com custo zero, economizando mais de R$1,4 mi aos cofres públicos, se a ação fosse realizada pelos canais tradicionais de TV”.
Um competente trabalho da SECOM onde expõe a nova logo marca do Governo Federal. A parte mais importante é que a divulgação está sendo lançada na internet com custo zero, economizando mais de R$1,4 mi aos cofres públicos, se a ação fosse realizada pelos canais tradicionais de TV. pic.twitter.com/k2JziUx1C0
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) 4 de janeiro de 2019
Essa é a segunda vez que o Governo Federal recebe uma nova logomarca em dois anos. Assim que o então presidente Michel Temer assumiu o posto, em 2016, após impeachment de Dilma Rousseff, a presidência lançou o slogan “Ordem e Progresso” para marcar o novo governo. À época, Elsinho Mouco, publicitário de Temer e do MDB, criou a peça e doou ao governo.