O Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur) solicitou ao Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) a retirada da nova campanha do setor “Brazil – Visit and Love Us” do ar.
A peça, que já havia sido alvo de polêmica na última semana por parte do público, também está sendo questionada pelo Fornatur. Em comunicado, o Fórum dos Secretários de Turismo afirma que “não aprova” o slogan e “lamenta profundamente não ter participado do planejamento desta ação”.
De acordo com a entidade, uma reunião realizada este ano entre Governo Federal, Ministério do Turismo, Embratur e Fornatur, em Goiânia, determinou que “qualquer decisão de reposicionamento do turismo do Brasil nacional ou internacionalmente seria discutida com o Fórum”.
O comunicado diz ainda que “um novo posicionamento estratégico e de novas campanhas de marketing e mercado, fizeram parte da demanda do Fornatur durante a reunião, mas não a mudança da marca turística já consolidada. Ficou acordado durante a reunião supracitada que o trabalho de planejamento seria feito com a participação e opinião de todos, pois entendemos que a construção de novas estratégias deve ser feita de forma coletiva”.
Marca
O lançamento da nova identidade, segue o Fórum, surpreende. “Entendemos que a nova marca não possui um posicionamento de mercado e não representa o turismo do Brasil. Fica evidente que ela não possui conceito de marca turística, já que esse processo demanda tempo e planejamento. Um exemplo disso é a marca que estava vigente até o momento e que, durante meses, teve o plano de marketing desenvolvido pelos melhores especialistas do turismo internacional, em conjunto com os representantes do turismo nacional.”
Para o Fornatur, a marca lançada não descreve as potências turísticas nacionais. “Entre os problemas da nova marca, podemos citar o estrangeirismo do nome do país. Brasil com ‘z’ ignora a grafia correta, não é utilizado há décadas e foi abolido justamente para que nossos símbolos fossem respeitados. O nome de um país, assim como sua bandeira, é um de seus maiores valores. O argumento de que o nome do país escrito com a letra ‘z’ é bom para os estrangeiros que o buscam na internet cai por terra, já que hoje em dia os algoritmos detectam as possibilidades da palavra e já a sugerem, não tendo nem a necessidade de escrever corretamente.”
Turismo sexual
Outro problema destacado pelo Fornatur é a forma como o slogan foi traduzido para o inglês. “O Brasil vem há anos trabalhando para apagar a imagem de destino de ‘turismo sexual’, porém a tradução dúbia do slogan pode colocar todo esse trabalho em risco. O slogan, como foi apresentado, sugere conotação sexual já que, na língua inglesa, o verbo amar pode significar um ato sexual se vier junto com o pronome errado, como no caso dessa marca que usa o pronome ‘us’ e não o ‘it’”.
A entidade reforça ainda, que os problemas citados no comunicado são para servirem de exemplo já que, “caso a ação de planejamento da marca tivesse sido feita em conjunto e por profissionais especializados, eles poderiam ter sido evitados.”
O Fornatur finaliza o comunicado, solicitando ao presidente da Embratur, Gilson Machado Neto, a retirada da campanha para sua revisão e para que seja debatida com o Fórum e demais representantes do turismo brasileiro.
Embratur
Procurada pelo PROPMARK a Embratur afirmou que a nova marca foi desenvolvida “com inspiração no maior símbolo brasileiro: a bandeira nacional. Acreditamos que esse novo posicionamento fortalece a imagem do País no exterior, atrelando a imagem do Brasil, e a função do Instituto que é promover o turismo brasileiro, a este ícone que é reconhecido mundialmente, e que representa de maneira muito completa as belezas naturais e riquezas culturais do País.”
“Da mesma forma, acreditamos que todos têm direito de expressar suas opiniões. Porém, muitas pessoas procuram qualquer motivo para tentar atingir o Governo Federal, por questões políticas, e não de fato técnicas”, diz a nota.
O comunicado diz ainda que “somos um país aberto ao turismo, e o encantamento que a cultura e o povo brasileiro provocam é reforçado pela expressão ‘love us’, respaldada pela pesquisa do Ministério do Turismo em que 96% dos turistas internacionais que visitam o Brasil afirma que pretendem voltar. Sobre as alegações que o slogan poderia ser considerado um incentivo ao turismo sexual, a Embratur afirma que não há sentido em fazer essa ligação. O instituto frisa que o governo brasileiro não reconhece a expressão ‘turismo sexual’, e reforça que a exploração sexual não é turismo, é crime.”