Oliveira: segurança ainda é uma barreira para iniciativas estratégicasCresce o número de internautas nas mídias sociais, cresce a quantidade de aplicativos disponíveis, cresce a facilidade de se realizar um serviço pelo tablet, computador e celular. O mundo se digitaliza diariamente, oferecendo a marcas, empresas e clientes uma enorme autonomia para criar e escolher o que consumir. A constatação é antiga, mas os questionamentos ainda são frescos. Entre eles, como proteger tantos dados pessoais e empresariais diante do enorme fluxo de informação e do acesso livre. “A segurança ainda é uma barreira para iniciativas estratégicas”, diz Marcos Oliveira, gerente-geral da Blue Coat, empresa global de segurança digital, no Brasil.

Na última semana, o executivo se uniu a Ray Jimenez e Eduardo Rico, respectivamente vice-presidente e gerente para a América Latina da companhia, em São Paulo, para divulgar os resultados de uma pesquisa sobre segurança digital e apresentar as novidades da Blue Coat no setor para os próximos anos.

Realizado com cerca de 1.900 gerentes de empresas e de TI em 11 países, o estudo aponta que 84% dos profissionais questionados concordam que a escolha da tecnologia é fundamental para impulsionar a eficiência dos negócios.

No Brasil, a porcentagem sobe para 89%. Entre os brasileiros, 53% afirmam que a autonomia tecnológica aumenta a receita. Esse reconhecimento no país é superior ao detectado em locais como França (51%), Estados Unidos (49%), Austrália (48%), Alemanha (46%), Japão (38%), Reino Unido (37%) e Cingapura (37%).

A questão da segurança, no entanto, surge como empecilho para uma maior diversidade tecnológica entre 72% dos entrevistados, tanto mundial quanto nacionalmente. Mais da metade dos brasileiros (51%) reclama que políticas severas de TI atrapalham a inovação e a melhoria do atendimento ao cliente.

Buscando facilitar esse mecanismo de proteção e oferecer ao cliente mais liberdade de criação, a Blue Coat dividiu suas atividades em cinco centros tecnológicos cujos focos são: aplicação de políticas e segurança, autonomia de mobilidade, aplicações confiáveis, desempenho e resoluções.

Jimenez explica que a combinação dessas áreas e sua especialização colaboram para um trabalho mais efetivo, deixando os clientes menos preocupados e focados em produzir boas ideias para o digital.

Durante apresentação no último dia 18, a Blue Coat também anunciou a compra da Solera Networks, fornecedora de serviços de segurança para grande volume de dados (Big Data) e proteção avançada contra ameaças, que tem entre seus clientes os departamentos de energia, segurança interna e defesa dos Estados Unidos e o Zions Bank.